quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Compromisso com a comunidade



A Escola Estadual Maurício Antunes Ferraz, de São Bernardo do Campo, completou suas provas referente ao Percurso II da gincana. O Professor Washington, mediador escolar, nos enviou o relato de tudo o que foi produzido pela escola. Em agosto, publicamos neste blog, a atividade de teatro realizada e que se estendeu pelo ano, na prova 4 – Ensinar é arte.

Na prova 1 – Nossa escola tem parceiros -  a escola reconheceu um enorme trabalho de voluntários na comunidade educativa. Foram muitas as entidades parceiras em 2011 que continuarão em 2012: a Fundação Criança, que ofereceu oficinas variadas para os alunos - veja no blog da escola; Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, cuja participação no projeto Câmara Jovem abriu as portas para novos eventos apoiados pela Câmara, como por exemplo, agendar apresentações para o Grupo de Teatro na própria Câmara ou em outros espaços da cidade; Hospital Municipal Universitário do ABC, com a campanha Doe Leite materno pela vida; Diário do Grande ABC, com os concursos de redação;  Casa dos Velhinhos Dona Adelaide e Fundação Criança (Nossa Ação Social); Instituto da Cidadania – CNI – SESI – Projeto Construindo a Nação; PEV; Amigos da Escola; SESC Santo André; Itaú Cultural.
Ainda fizeram a diferença os voluntários: Anderson, responsável pelas caravanas à Rede Globo, SBT e TV Record, que levaram alunos, familiares e gente da comunidade, principalmente aos sábados. Este trabalho foi coordenado pela Professora Soraia Piva e auxiliado pelos Professores Tiago, Henrique, Washington, Vitório e outros tantos que acompanharão até o final de 2011. Destaque também para o Senhor José, o pipoqueiro, Dona Maria, do churrasco, Sara e Renato, líderes comunitários e da Fanfarra e o enfermeiro Eduardo Alves Pureza.
Foi um trabalho de suma importância para aproximar a gestão escolar da comunidade.


Na prova 2 – Juventude Presente – os reporteens entrevistaram a aluna e também reporteen Samanta Rodrigues  Mariano realizando assim o pré lançamento virtual de seu livro  A guardiã e a escuridão nos olhos. Assista a entrevista abaixo onde a Samanta nos conta como surgiu a idéia de escrever o livro e a importância de se acreditar no potencial dos alunos da escola pública.
Parabéns Samanta,
 são jovens como você que provam que é possível concretizar grandes sonhos!

A juventude está presente também no incrível trabalho da Mediação Escolar com os alunos junto à Câmara Jovem de São Bernardo de Campo. Os alunos sugeriram e escreveram propostas de leis para melhorar a vida do cidadão. As melhores propostas de lei, com os melhores textos, foram expostas na escola, divulgadas no blog e enviadas à Câmara Jovem da cidade para concorrer com os projetos enviados por outras escolas. Os autores dos melhores projetos concorriam para serem vereadores por um dia na Câmara de Vereadores de São Bernardo do Campo.
Assista a atuação do aluno VICTOR HUGO ALVARENGA FRADA, um dos vencedores, que atuou como vereador por um dia:


Parabéns Victor, um grande exercício de cidadania!

A prova 3 – A família Aprendiz – os alunos reporteens lembraram que muitos familiares se formaram em supletivo “EJA” e concluíram o ensino médio. Todos chegaram a um denominador comum dizendo que isso foi SUPERAÇÃO. Alguns prestaram vestibulares e se formaram nas faculdades e universidades.  O  reporteen Hercules disse que alguns familiares seus ainda estudam e convidaram e apoiaram outros que não puderam avançar na escolarização para fazerem o mesmo. O Professor Washington deu seu depoimento para os reporteens: “Eu, Washington Luiz Sales, passei por esse processo, fazendo o supletivo e depois entrando na primeira faculdade: Senador Flaquer, de Santo André, onde cursei Estudos Sociais e mais tarde, Filosofia, pela Universidade Metropolitana de Santos. Resgatei parte de minha história nessa tarefa e lembro que fui incentivado pelo Professor Rubens Augusto Peixoto e Fernando Rigoleto. Mais tarde levei o Professor Virgilio Augustus Manfredini Bessa para continuar sua formação na FACULDADE.  O mais interessante é que todos são professores da área de humanas e passaram pelo “tal supletivo”. Na verdade, todos que passaram pelo SUPLETIVO, em qualquer família, com certeza, levaram alguém para seguir esses passos e os exemplos estimularão sempre aqueles que não puderam avançar na escolarização. Um dia entrei numa sala do supletivo  para ministrar aulas = Superação!”

A tarefa 5 - Nosso maior gol - foi o processo eleitoral para conduzir a eleição do novo Grêmio Estudantil. O maior desafio para o grêmio a ser eleito era dar continuidade aos eventos realizados no ano anterior e criar na escola um grupo comprometido com varias questões que poderiam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Foi muito gratificante todo o processo com o debate entre duas chapas encabeçadas por duas alunas como as respectivas presidentes. No final venceu a chapa Evolution. O Professor Washington nos relata:  “A estratégia usada foi o comprometimento com a democracia. Medimos e estamos medindo os resultados e impactos pela participação de educandos, educadores, comunidade e grande parte de seus familiares que consultam diariamente nosso blog.  Os eventos realizados pelo Grêmio até agora comprovam todo esse comprometimento com a gestão escolar que estão fazendo a escola andar positivamente”.

A prova 6 – Ano Novo, Nova Caminhada – a escola pretende manter o projeto de mediação escolar e comunitária, reconhecendo e corrigindo alguns erros. A partir deles, “providenciar” atitudes que venham fazer com que o processo de ensino facilite a aprendizagem dos educandos. Essa discussão, como nas demais escolas, acontecem nos HTPCs, nas reuniões da gestão escolar e nas demais reuniões rotineiras da unidade escolar.
A maior dificuldade foi o contato com a comunidade, pois é muito grande a distância em que ela se encontra. No entanto, desde a implantação da mediação escolar muito se tem feito a esse respeito, por exemplo, contatos quando acontecem as reuniões bimestrais com os pais. Além disso, o contato virtual veio em muito ajudar na comunicação. A postagem de inúmeras atividades no blog da escola permitiu que pais, educandos, familiares e comunidade acompanhem tudo o que escola oferece.
Muito importante também têm sido as festas que aconteceram em 2011, onde a comunidade tem marcado sua presença. Uma participação muito especial nestes eventos é a da fanfarra e do Grupo Teatral que têm nas suas formações gente e liderança da comunidade e até mesmo ex-alunos.
O planejamento 2012 teve início com uma reunião em 24 de agosto, onde os alunos reporteens Hercules, Vinicius, Henrique,  Mateus, Jéssica, Tais, Débora, Samanta e Vitor do Ensino médio discutiram as atividades de 2011 e apontaram alguns projetos que precisam de uma “melhora”: divulgação dos trabalhos, mais dinâmicas de grupos, maior participação dos alunos, necessidades de novos projetos, manter e melhorar a qualidade das informações, maior divulgação dos reporteens, novas palestras, passeios mais educativos, jornal dos reporteens, criação de uma radio que tenha compromisso com as noticias e trabalhar mais as atividades teatrais compromissadas com a educação e cultura. Em suma, existe uma grande preocupação com a promoção de mais atividades educacionais e culturais voltadas também para um compromisso social e é nesse sentido que o grupo de reporteens 2011 gostaria que os trabalhos para 2012 fossem realizados.





Conheça mais profundamente as atividades citadas aqui e ainda muitas outras no:

PARABÉNS, Escola Maurício Antunes.
O trabalho de vocês é um grande exemplo!

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