sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Chegando juntos

A EMEF Constantino José Vieira, de Guarapari, já terminou a gincana Caminhando Juntos. A Professora Jaqueline Lima, mediadora de informática, nos enviou os relatos das últimas provas que realizaram e muitas fotos.

prova 1 - Semeando o saber - foi concluída em 30 e 31 de agosto com a palestra: A força está em você - Use-a! Ela foi direcionada às turmas de quarto e quinto anos, divulgada através de folders e as inscrições foram realizadas na hora do recreio pelos alunos.
As Professoras Patrícia Miniguci e Alexsandra coordenaram a atividade com o auxílio da Professora Jaqueline e a participação do diretor Professor Eduardo Fernando Miranda.
Foram desenvolvidos os temas de motivação, crescimento profissional, responsabilidade e determinação de crescimento na vida, a qual cada um deve ter consigo mesmo. O vídeo sobre Nick, um garoto deficiente, representou uma importante lição de vida, por mostrar que ele conseguiu desenvolver tudo na vida pelo simples fato de ser determinado e responsável com suas tarefas do dia-a-dia e sua vontade de viver.
Ao final da palestra, as crianças receberam brindes através de sorteio. Cada um pôde dizer o que estava sentindo e o que pensava sobre o seu futuro. Foi emocionante saber que entre os alunos o grande sonho era o de que sua mãe ou irmão largasse das drogas!


A prova 2 - As praças  - concluída em 16 de setembro, foi desenvolvida em torno da pequena praça que se localiza em frente da escola. Os professores Norberto e Angela assim como o diretor Eduardo foram os responsáveis em realizar a atividade junto aos quintos anos. Antes de plantarem os alunos tiveram uma aula sobre conservação e preservação do meio ambiente.  Aprenderam ainda sobre as qualidades que o solo deve ter para se fazer um jardim ou uma horta,  e o que é necessário para as sementes germinarem. Alguns moradores participaram com mais informações.
Durante o plantio da árvore todos os alunos se interessaram bastante, e ao final, não só os alunos, mas também os professores e o diretor se emocionaram. Isto porque os alunos fizeram uma homenagem ao Professor Reginaldo, dando seu nome ao ipê rosa que acabaram de plantar. O professor se encontra afastado da escola no momento por motivo de doença e seu estado é gravíssimo.


prova 5 - A sabedoria dos pais - realizada no dia 29 de setembro, obteve ótimos resultados, pois trouxe além do trabalho voluntário, a motivação dos alunos dos terceiros anos em produzir algo diferente do dia-a-dia da escola. Duas mães ofereceram seus saberes: aula de pintura e como fazer docinhos.
Antes dos alunos começarem a pintar, eles receberam orientação para entenderem como trabalhar com as cores, o pincel e as tintas. Verificaram também o trabalho da mamãe que levou seus panos de prato e toalhinhas, nas quais ela faz a pintura e vende para o seu sustento.
Neste dia aprenderam ainda a enrolar docinhos de brigadeiro, feito com a ajuda da tia Nedir da cozinha. As professoras Ivanyr e Cláudia coordenaram as atividades.


prova 8 - Nosso projeto educativo - foi desenvolvida no Laboratório de Informática sob a orientação da Professora de Informática Jaqueline e a participação dos pais dos alunos do segundo ano. As Professoras Andréia Santos, Elizabete, Maria José, Luciene e Andréia Bermonte convidaram os pais para realizarem um dia de aprendizagem com seus filhos na aula de Informática.
Na escola Constantino José Vieira as aulas de Informática são realizadas através de jogos e atividades educativas, como continhas de matemática, jogos de leitura, alfabetização, entre outras.
No dia 30 de agosto, os pais passaram a ser alunos e os alunos passaram a ser professores, na tentativa de ensinar para os pais, tudo o que aprendem na sala de Informática. Os pais puderam também  assistir através do datashow todos os programas utilizados nas aulas e ficaram felizes em saber que o Laboratório de Informática não foi feito apenas para jogar e brincar, mais sim para aprender.


A prova 9 - Saber fazer voluntário - foi realizada no mês de agosto pelas turmas do quarto ano com as professoras Eliana e Ana Mara. Os alunos realizaram 50 entrevistas onde os ítens perguntados foram:  a formação escolar de seus pais, o tempo de residência no bairro, as mudanças que foram observadas por eles em relação à escola durante o tempo de moradia naquele bairro, o estado civil, idade, experiência de trabalho e se gostaria de participar com algum serviço voluntário dentro da escola.
O resultado revelou que há um alto índice de desemprego entre os pais e que a maioria dos entrevistados nunca trabalhou de carteira assinada. Eles concluiram que o bairro necessita de empregos. A pesquisa foi muito interessante para o despertar do serviço voluntário que pode ser feito na escola em relação à oficinas de pintura, costura, entre outras.


Visite o blog:

Educando com amor
PARABÉNS  pessoal!

Nenhum comentário: