quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Construindo e inovando

A EMEF Darcy Ribeiro, de Guarapari, já encerrou a Gincana Caminhando Juntos. Publicamos em setembro a primeira prova - Nossa Escola tem parceiros. A Professora Valeria nos enviou fotos e relatos das demais provas.
Na segunda prova – Juventude presente - foi desenvolvido um projeto de incentivo à leitura e o gosto de estar na escola, com objetivo de ensinar o aluno a ter momentos de convivência de paz, despertar o interesse em relação aos mais diferentes textos e o desejo de lê-lo por iniciativa própria; capacitar o aluno em fazer uma leitura proveitosa extraindo dos textos tanto conteúdos para reflexão quanto para o prazer e melhorar a ortografia.
Pra cada trimestre foram criadas regras para a prática da leitura e o desenvolvimento de atividades conforme o tipo de texto que o professor planejou para sua turma. Foram incluídos vários tipos de textos, contendo atividades com cartazes, maquetes, resenhas etc. Foram confeccionadas fichas de controle para o empréstimo e contagem dos livros lidos.
Ao final de cada trimestre quem leu mais livros de cada turma ganhou como prêmio livrinhos paradidáticos. Em todas as aulas destinadas ao projeto, os alunos foram estimulados a refletir sobre os assuntos abordados de forma a fazer uma leitura proveitosa.

Para desenvolver a prova três - Família Aprendiz - todos os alunos foram mobilizados. Fizeram um levantamento dos familiares (pais, tios, irmão, avós etc.) que não tiveram a chance de estudar. Eles foram chamados para visitar o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que funciona no período noturno da escola, a fim de verificarem a chance de continuarem seus estudos. Conheceram os professores e outros alunos do EJA.
A culminância do projeto foi o apelo feito pelos alunos e demais funcionários da escola para que todos fizessem suas matrículas. O projeto obteve êxito, já que várias pessoas se matricularam no 2º semestre, que começou no final de julho. Eles estão freqüentando regularmente às aulas, tendo perspectivas de avançarem ao final do ano.

Na prova quatro – Ensinar é arte - foi desenvolvida uma Feira Cultural, onde o tema para todas as turmas era Regiões do Brasil. Os professores trabalharam com músicas, pintura, dança e outras formas de expressão. Cada turma estudou sobre uma determinada região.
Toda comunidade escolar contribuiu para a realização deste evento em forma de feira que expôs o trabalho dos alunos no dia 12 de agosto de 2011. A feira foi um sucesso, pois envolveu os alunos dos três turnos que participaram com muita alegria nos vários tipos de danças, roda de capoeira, banda e muita música, além de se deliciarem com as guloseimas e degustação de arroz carreteiro.


O Nosso maior gol – a prova cinco -  foi vencer o maior desafio encontrado pela escola de preparar, organizar e realizar a Feira Cultural nos três turnos distintos. Assim, o pessoal do vespertino e noturno teve de arrumar seus trabalhos no dia anterior para que os visitantes e integrantes do matutino também pudessem apreciar. Já o matutino não pode retirar seus trabalhos ao final do turno, pois tinham de deixá-los expostos para os outros turnos. Muitos funcionários tiveram de ficar na escola de um turno para o outro, uma vez que a exposição continuava e precisava de pessoas para cuidar da exposição. Foi muito trabalhoso, mas muito prazeroso, chegar ao final dos trabalhos e perceber a total integração das diferentes realidades. Esse projeto deu mais força para que a escola desenvolva cada vez mais seus projetos integradamente. Tanto que, no dia 18 de setembro ocorreu o desfile cívico em comemoração aos 120 anos de emancipação do Município de Guarapari e a escola desfilou com a participação dos três turnos.
Através dessa jornada de provas, a escola enfrentou vários obstáculos, uma vez que nenhuma dessas atividades estava no plano de ação de 2010 para 2011. As palavras da Professora Valéria nos contam exatamente como está sendo realizada a última prova do percurso II – Ano novo – nova caminhada – “Dessa forma, ao final dessa gincana, avaliamos e concordamos que precisamos inovar o plano de ação para 2012, mobilizando a comunidade escolar e os parceiros engajados. Vamos nos reunir na segunda quinzena de novembro para planejar as ações para o próximo ano. Além disso, iremos reavaliar o Projeto Político Pedagógico, já que a escola sempre está mudando de funcionários, pais de alunos e o Conselho de Escola também ter mudado. Desse modo, deve-se planejar novamente o PPP de acordo com as características da realidade escolar atual.”

Visite o blog da escola


Construindo e inovando:
PARABÉNS Escola Darcy Ribeiro!

Nenhum comentário: