A reporteen Joyce e a Professora Hilda da Escola Estadual Antonio Caputo, de São Bernardo do Campo, nos enviaram os relatos de como foi a gincana por lá. Elas nos contaram que os reporteens tiveram um papel fundamental para a sua realização. Eles estiveram à frente em todas as tarefas, organizando e direcionando tudo, acompanhados por um ou mais professores. E não só nas provas da gincana, mas envolveram-se em todas as atividades da escola. Veja os reporteens em ação:
A Escola Antonio Caputo está no PEV há vários anos e realiza o Percurso III. Ela nos enviou no início da gincana as sugestões para as provas de números 2 a 6 propostas como tarefa 1 neste percurso. Já publicamos neste blog suas sugestões juntamente com as de outras escolas. No entanto, vale destacar, que embora nem todas as sugestões enviadas naquela época tenham se transformado em provas, a escola fez questão de realizar suas propostas, como foi o caso da Interclasse Cidadã. Dentro do tema Cultura de paz esta tarefa sugerida teve por objetivo incentivar os alunos a melhorar o seu rendimento escolar e seu comportamento, pois venceu a classe que apresentou as melhores notas, entregou as atividades pontualmente, manteve sua sala limpa, organizada e surpreendeu os professores com atitudes diárias de cortesia e respeito ao próximo. Os pontos foram atribuídos pelos professores e somados a cada final de bimestre. Uma parte da Interclasse Cidadã foi desenvolvida no dia da Festa Junina. Conheça o planejamento desta atividade no link:
A prova 2, dentro do tema Cultura de Paz - Percurso III, foi a Campanha Anti- Bullying. Os alunos confeccionaram cartazes e panfletos alertando sobre o bullying. Este trabalho envolveu a participação de professores de várias disciplinas. As cartolinas foram espalhadas pela escola e as 5ª,6ª e 7ª séries confeccionaram cartazes. A 8ª série e Ensino Médio fizeram folderes e panfletos. Uma vez produzido todo esse material os alunos saíram a campo e entregaram os panfletos nos estabelecimentos comerciais. Os alunos do Ensino Médio entregaram os panfletos em supermercado e depósito de material de construção no centro do Riacho Grande. Os alunos de 5ª série entregaram os panfletos em supermercado e peixaria no bairro dos Finco.
A prova 5 - Voluntariado: grupos de trabalho - foi realizada pelos alunos do Ensino Médio que atuaram como voluntários em horários que não estavam em aula. Assim, os alunos do período da manhã realizaram diversas atividades com os alunos da tarde. Alguns foram "professores" e outros auxiliaram nas aulas de leitura.
Outra proposta foi o Projeto Solidariedade 2011 que é organizado todos os anos pela Professora Roseli. Tem por objetivo sensibilizar o aluno para que possa compreender a situação dos menos favorecidos e entender que algo pode ser feito para ajudar, realizando assim seu dever de cidadão. Foram espalhados cartazes por toda a escola, informando o que é o projeto, como funciona, e incentivando os alunos a participarem. A professora convocou alunos voluntários para confeccionar cartazes de divulgação, passar de sala em sala recolhendo as doações, separar e empacotar para depois distribuir aos necessitados.
A prova 6 - Arte e Cultura - foi desenvolvida pela Professora Jacira, de Produção de Texto. Ela promoveu uma atividade de leitura do livro Tchau, de Lygia Bojunga, e de produção de texto, partindo da leitura. As ilustrações foram feitas com muitos detalhes e cores. O resultado foram livros confeccionados com entusiasmo e capricho.
A prova 7 - Instituir veículo de comunicação - foi realizada sob a coordenação da Professora Hallyson. A escolha foi a de confeccionar um mural informativo, o chamado Jornal Mural.
Mais um ano junto com o PEV, Escola Antonio Caputo.
PARABÉNS por essa grande jornada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário