terça-feira, 4 de outubro de 2011

Talento e criatividade



 O Professor Ricardo Rodrigues, mediador de informática da EMEF Marinalva Aragão Amorim, de Guarapari, nos enviou relatos e fotografias das provas concluídas da gincana.

A prova 2 - Campanha anti-bullying - aconteceu durante os meses de julho a setembro. Numa conversa inicial com o Professor Rodolfo da Costa os alunos do 8º ano se mostraram bem interessados sobre o assunto, questionando e dando opiniões, gerando assim um ótimo debate. Nas aulas posteriores, eles produziram textos e confeccionaram panfletos ilustrativos com informações e frases sobre o bullying. Durante esse momento, puderam mostrar toda sua imaginação e talentos artísticos. Depois dos panfletos prontos, os alunos foram às ruas distribuindo-os em algumas casas e comércio, criando assim uma oportunidade para eles interagirem com a comunidade.
Os alunos do 5º ano A, B e C também trabalharam o tema com as professoras Verônica Mateus Alves, Aparecida Antonia Santos e Danielle dos Reis Ribeiro Alvarenga. O início se deu no Laboratório de Informática para levantamento de informações. A seguir realizaram debates e assim começou a campanha "Bullying nunca mais" com cartazes, panfletos, história em quadrinhos e outras atividades.



A prova 3 - Concurso de reportagens - foi realizada pelos alunos do 6º e 7º anos.

Visando despertar o interesse dos alunos para os problemas da comunidade tais como o asfalto da região, a poluição do manguezal, o saneamento e o lixo, a Professora Janeide Leandro Magnago propôs às turmas do 7º ano ultrapassarem os muros da escola para uma investigação. Em campo os alunos observaram, questionaram, coletaram dados e analisaram as questões mais prejudiciais da comunidade local: a poluição e invasão do manguezal, a falta de saneamento básico - rede de esgoto e suas consequências como inundação e doenças. Cada turma levantou sugestões de melhorias e  debateu como a comunidade ficaria após serem sanados estes problemas, o que seria qualidade de vida.

Munidos de câmeras fotográficas, lápis e papel retornaram ao local para fotografar, filmar, entrevistar os moradores locais. Esse registro foi repassado para as demais turmas e acrescido de suas opiniões e sugestões, alertando a todos sobre os perigos à saúde.

O desafio das turmas de 6º ano foi produzir reportagens a partir de notícias de jornais. A Professora Celeste Horst de Abreu Oliveira formou os grupos de alunos e colocou-os em contato com diversos jornais para que escolhessem duas notícias, analisassem criticamente e reescrevessem a matéria. A partir da reescrita foi montado e apresentado um jornal com o noticiário, comerciais (propaganda) e previsão do tempo.



Na prova 4 - Talentos escondidos - as atividades foram teatro, dança, artesanato e horta.

O Projeto Teatro na Escola foi desenvolvido pelos voluntários: Wallace Mariano da Silva, coordenador do projeto, Antônio Silva Santos Filho, professor de teatro, João Batista Alvarenga Drumond Martins, professor de técnicas agrícolas, Ney Dulce Silveira Cruz, professora de roteiro, figurino, artesanato e Vinícius Cavalcanti Bianchi, professor de dança.

O Professor Ricardo nos relata detalhes de como aconteceu: "Desenvolvemos em 2011 o Projeto Teatro na Escola. Nosso projeto procurou explorar os talentos escondidos na escola. Nossa equipe passou a oferecer atividades de expressão corporal, técnicas de interpretação, danças e coreografias diversas. Os encontros acontecem duas vezes na semana. A atividade proporcionou uma melhora significativa no desenvolvimento de nossos alunos, que apesar de tímidos à primeira vista, dentro de pouco tempo já estavam interpretando peças inteiras. O tema da primeira apresentação foi Salve a natureza. Nesse sentido, trabalhamos com nossos alunos a importância do cuidado com a natureza e procuramos conscientizá-los de nossa responsabilidade com nossa casa comum, o planeta Terra. O professor de técnicas agrícolas, além de ensiná-los o plantio e o cultivo dos legumes e hortaliças, ensinou que na natureza tudo se transforma e que não há desperdício. A professora de artesanato salientou a importância da reciclagem e, em parceria com o professor de teatro, escreveu um pequeno esquete que fora apresentado em seguida. O professor de dança elaborou uma coreografia com a música Salve a mãe natureza, do grupo Os Macucos, grupo musical capixaba. A maior parte do figurino foi feito com material reciclável. O trabalho foi tão impactante que fomos convidados a apresentá-lo na Feira do Meio Ambiente de Guarapari.

Apresentamos ainda, em comemoração ao Dia das Mães, duas apresentações musicais e confeccionamos rosas em E.V.A. como lembrança desta data festiva. Outra atividade foi a apresentação para o Dia dos Pais. Nossos alunos deram um "banho" de interpretação. Elaboramos uma peça teatral que tinha como tema Que exemplo tenho sido para meus filhos? Abordamos a importância da participação do pai na educação do aluno, pois acreditamos que somente uma integração entre família-escola-comunidade pode melhorar a educação.

Atualmente estamos ensaiando outras quatro apresentações que já estão sendo agendadas. Sabemos que ainda há muito a ser feito, conforme reza o provérbio africano: "é necessário toda uma aldeia para educar uma criança". No entanto, se depender do espírito voluntário de nossa equipe alcançaremos grandes vôos."



A prova 5 - Grupos de Trabalho Voluntário - foi realizada pelo Professor Daniel e os alunos do 9º ano. Eles elaboraram uma aula muito especial para os alunos do 3º ao 5º anos com recursos pedagógicos super interessantes no tema Compreendendo todas as partes com forma de frações. O professor apresentou aos alunos formas geométricas feitas de E.V.A. em retângulos e círculos deixando que eles próprios dessem os nomes dessas formas comparando-as com bolos e pizzas. Ao final da aula, além de terem aprendido sobre formas geométricas, frações e quantidades, eles tiveram também a oportunidade de desenvolver uma receita com os conceitos que aprenderam. Produziram um bolo de chocolate e pizzas muito gostosas que todos aproveitaram para lanchar. Foi uma aula deliciosa para aprender e comer.



Na prova 6 - Projeto de Leitura - foram diversos trabalhos desenvolvidos pela Escola Marinalva com a participação dos professores e alunos de vários anos. Conheça um deles no slideshow abaixo:



Outro projeto muito especial foi  o Teatro Infantil na história desenvolvido pelo Professor de História Gustavo Lopes de Faria e pelo Professor de Informática Ricardo Rodrigues. A partir de histórias hebraicas, estudos da mitologia grega e fragmentos de Shakespeare o aluno é levado a dialogar com a história e se expressar nas linguagens corporal, verbal, plástica e escrita. Ao olhar para a própria produção ele é estimulado à sua própria evolução. Conheça toda a sequência didática do projeto no link:



 Conheça ainda muito mais do trabalho da escola no:





O mundo dentro da escola
uma escola dentro do mundo.

PARABÉNS Escola Marinalva!

Nenhum comentário: