A EMEIEF Jorge Boueri Sobrinho, de Guarapari, já realizou todas as provas da gincana do Percurso I. A Professora Angela, diretora da escola, nos relata que no início do ano letivo quando o projeto pedagógico da escola foi apresentado na prova 8 - Nosso projeto educativo - os pais tomaram o primeiro contato com o PEV e foram convidados a participar dos projetos. Um cartaz com as provas da gincana foi afixado no mural de eventos para conhecimento de todos, como resumo da ação da prova 07 - Plano de ação. As primeiras provas tiveram início e os registros enviados. Eram as provas 1, 3 e 6, que foram publicadas neste blog em julho e setembro.
No dia 16 de setembro foi realizada a prova 2 - As praças. Eles aproveitaram que a praça em frente à escola estava sendo reformada pela prefeitura e pediram autorização para fazer o plantio de seis mudas de ipê doadas por um morador. O ipê é uma árvore que é encontrada em todas as regiões do Brasil. Seu nome tem origem tupi, que significa árvore cascuda . Os indígenas usavam para fazer arco e flecha. Nos projetos de restauração florestal são árvores muito utilizadas. Com a ajuda de um pai e da coordenadora Fabíola do Programa Mais Educação os alunos fizeram o plantio. A praça ficou uma beleza e o meio ambiente melhor.
A prova 4 - Reversão de Papeis - foi apresentada como uma peça teatral. Os professores e alunos do 5º ano montaram: "A Escolinha do Boueri", onde os alunos representavam alguns membros da equipe pedagógica e auxiliares de serviços gerais e, mães e professores foram os alunos da classe. Nos diálogos e comportamentos em cena, as traquinagens do dia-a-dia: jogar bolinha de papel no outro, falar ao celular, tirar o boné do colega, entre outras. Na platéia as turmas dos 4 e 5 º anos assistindo e dando muita risada.
A Prova 5 - A sabedoria dos pais - aconteceu a partir de um convite aos pais: se gostariam de partilhar algo que sabiam fazer. As oficinas realizadas por aqueles que aceitaram o convite foram: Flores em EVA, Artesanato com conchas, Oficina de segurança em eletricidade e Oficina de pão. Os alunos tiveram a oportunidade de participar , conhecer e valorizar o trabalho voluntário.
O Saber fazer voluntário - prova 09 - foi um sucesso na escola. Foi feita uma pesquisa com os pais para descobrir a profissão, seu lazer e se podia ser voluntário. A resposta foi muito boa, diversificada, pois eles se ofereceram para fazer parte do conselho de pais, ajudar na merenda, consertar portas, ajudar nas festas e eventos, doar objetos, fazer faxina, auxiliar na cozinha, entre outras coisas. E assim a escola obteve 64 voluntários.
Valeu pessoal, ótimos resultados. PARABÉNS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário