quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Aprender em todos os lugares

A Professora Penha, diretora do EMEF Arlindo Gobbi, nos enviou o relato e as fotografias das tarefas da gincana.

A prova 1 - Semeando o Saber - foi realizada uma reunião na escola com os funcionários, pais e alunos para apresentação da proposta do PEV no final de outubro. Foram apresentadas as provas que deveriam ser realizadas e as cartilhas do programa. Houve a divisão em equipes e quem ficaria responsável por cada prova, bem como  discutiu-se o conteúdo das cartilhas. Todos mostraram-se muito interessados e engajados para vivenciar o projeto.



A prova 2 - As praças - foi desenvolvida pela professora Maria Célia Bergamini Camilo, suas turmas de 4º e 5º ano, juntamente com alguns pais. A turma comentou que antigamente havia muitas árvores no entorno da escola e que hoje são raras. Decidiram então fazer uma pesquisa sobre as árvores frutíferas e nativas que se adaptassem  na região, realizando assim o plantio de algumas árvores para o embelezamento do entorno de nossa escola. Conversaram com alguns pais e obtiveram as mudas que os mesmos doaram. Através de um trabalho de conscientização, os alunos se dispuseram a plantar e conservar as árvores no entorno da escola.



A prova 3 - A história coletiva - foi realizada pelas professoras Marinéia Bergamini Schunck e a professora Vanderléia Bergamini Vilela com os alunos do 7º e 8º ano que elaboraram um histórico da escola. As repórteres Milena Rocha de Jesus e Síntia Bubach Astori fizeram uma entrevista com a moradora Senhora Dono Ignês Gobbi Astori, filha do Senhor Arlindo Gobbi, patrono da escola. A repórter Milena entrevistou o professor mais antigo da escola, o Senhor Moisés Gobbi, que conhece toda trajetória da escola, desde o ano de 1986, acompanhou suas reformas, construção e até hoje trabalha lá.

  

A prova 4 - Reversão de papéis - os alunos se dispuseram a trocar de lugar com os professores. Eles puderam ensinar os conteúdos de que mais gostavam e ter a experiência e a vivência dos professores.  Uma troca muito interessante foi a do professor Moisés Gobbi, de Educação Física, com os alunos do 8º ano. Eles deram aula de ginástica para os colegas e para os professores. Os alunos do 9º ano deram aula para as crianças da educação infantil. Neste dia a professora Ozania Rossi Vilela estava preparando uma aula sobre o presépio e eles tomaram conta da sala. Tanto as crianças, quanto os alunos-professores ficaram muito envolvidocom a a atividade.



Na prova 5 - A sabedoria dos pais - a escola pode descobrir quantos talentos existem na escola e na comunidade! Fizeram uma pesquisa com os professores, alunos do 6º ao 9º, a coordenadora e a diretora, sobre os talentos de cada um, e foi surpreendente: surgiram unhas decoradas, crochê, pintura, ponto cruz, tapete em retalho, bijuterias, enfim uma gama de conhecimentos artesanais encontrados na escola e na comunidade. As mães ensinando o que sabem e as alunas ensinando as mães e colegas. Foi incrível.




A prova 6 - Cozinhando na escola - foi uma delícia para todos! A professora do 2º ano ensinou sua turma juntamente com algumas mães a fazer bombom e beijinho. A mãe Rozane Vieira Gobbi, ensinou os alunos do 1º ano a fazerem pão caseiro. A diretora Maria da Penha e a professora Lauriete ensinaram a turma do 3º ano a fazerem brigadeiro. As receitas foram trabalhadas antes na sala de aula e posta em prática na cozinha da escola.



Que delícia, parece o pão de nossa infância!!!
Parabéns professoras e meninos!

Nenhum comentário: