A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Deolinda Lage, de Conceição da Barra, com a motivação da Professora Ruth Novaes de Carvalho, gestora, e sua equipe de professores e funcionários, desenvolveu com muito empenho as atividades com o PEV e muitos parceiros entre os quais os Amigos da Escola, que no seu conjunto resultou em um excelente trabalho.
Na prova 2 – As praças – a Professora Glayse Oliveira dos Santos, bióloga, educadora ambiental e mediadora de informática da escola, juntamente com seus alunos optaram por uma ação de conscientização num patrimônio remanescente da comunidade, que é a Olho D’Água, única nascente e fervedouro, que hoje é usada como bebedouro de gado, e utilizada como depósito para alguns lixos. Cresce a necessidade de se fazer uma limpeza e desafogamento dos entornos da nascente, que corre com dificuldade pelas margens estreitadas pelo acúmulo de lixo. Os alunos se mobilizaram em limpar a área de fácil acesso, com ancinhos, pá e enxadas, para que alguns peixes pudessem seguir o curso juntamente com á água, que desemboca no Rio das Mulheres.
Na prova 3 – A história coletiva – a reporteen Dieli Costa Maia entrevistou o Senhor Gabriel, que além da preocupação com o cultivo de alimentos saudáveis, mostrou o grande tempero maior, cultivado por ele - O Amor à Terra!
A reporteen Adriana Lopes Ventura entrevistou o Senhor Caçulo e o Senhor Alírio, pessoas da comunidade que por viverem em locais remanescentes dos quilombolas em muito têm a contribuir com o conhecimento histórico e cultural da comunidade, como bem descreveu a Professora Glayse: “A escola é o lugar estruturado para potencializar a aprendizagem dos alunos. A homogeneidade quanto à origem muitas vezes facilita a aproximação e a construção de conhecimento aos alunos da EJA. A diferença de idade, a diversidade de crenças, de valores e gêneros podem constituir troca de conhecimentos de acordo a sua cultura.Todo ser humano é dotado de cultura. E a cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos desde que nascemos. Os grupos sociais, a família, a religião, a cultura científica, artística, lembrança do passado, trabalho etc. São fatores que influem, e estamos inseridos na cultura. Toda pessoa é um produto de cultura, por isso esse projeto incentivou os alunos a conhecerem e reconhecerem o princípio de uma herança histórico cultural relacionando o passado e presente, já que os mesmos vivem em localidades remanescentes de quilombolas riquíssimo em sabedoria popular. Conhecer algumas manifestações culturais existente na localidade da comunidade, demonstra atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas, valorizando a diversidade cultural existente no município de Conceição da Barra - ES.”
Conheça mais sobre a história da comunidade acessando os vídeos:
Entrevista do Senhor Alirio e a “Família Deolinda Lage” na página
A Professora Glayse nos conta ainda sobre o FLONA: “As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados, assim como o uso da flora e da fauna. Essas história e práticas ecológicas erradas pelos antepassados da comunidade e as certas estão relacionadas ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e a de se expressar, a de preservar e criticar. Além disso, essas histórias e conhecimentos ecológicos aproximam a criança do universo letrado, ao representar graficamente a história da comunidade e o meio em que vivem, assim como colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios ecológico: FLONA – RESERVA DO RIO PRETO.” Este projeto foi desenvolvido pelas Professoras Eliana, 4º ano DI, e Rosângela Barbosa , 4º Ano DII.
Na prova 4 – Reversão de papéis - os alunos da 7ª série HI e HII se propuseram a limpar a área reservada para a horta suspensa, de forma voluntária, assumindo a troca de papéis. Eles tiveram a iniciativa, o dinamismo e muita atenção quanto ao que podiam fazer na área a capinar, para que não cometessem erros ecológicos.
A prova 5 - Sabedoria dos pais - levou os alunos e a comunidade a valorizarem as ervas medicinais existentes na região e perceber a importância de uma medicina alternativa. Eles pesquisaram com a comunidade os tipos de ervas e como utilizá-las, trazendo mudas para a escola, em prol da construção de uma horta medicinal vertical, que servirá para quando se precisar tomar um chazinho. As pessoas mais antigas da comunidade contribuíram para a realização dessa ação, visto antigamente não se usarem remédios farmacêuticos. O uso de ervas para o consumo da casa proporcionava uma melhor qualidade de vida, e o custo era zero, pois cada um tinha em sua casa “um cantinho de saúde”. Um exemplo disso foi o relato do Sr. Gabriel na matéria da reporteen Dieli Costa Maia que vimos acima, que a saúde que ele tem é proveniente do uso de plantas medicinais, e de sua vida ser dedicada ao cultivo da terra.
A Professora Glayse nos relata a importância do Saber fazer voluntário – com o dia temático Amigos da Escola: “Foi um grande sucesso e um evento de grande repercussão municipal graças ao empenho e colaboração de voluntários, compromissados com o “Fazer e Acontecer”, o que mostra consciência relativa à responsabilidade social que todos deveríamos ter em relação às comunidades. Não teríamos conseguido alcançar o êxito que foi o desenvolvimento das oficinas que tanto contribuíram para o aprendizado e divertimento de nossa comunidade sem a importante participação da comunidade de Santana e Barrense. Foram momentos de lazer e aprendizado que, com certeza, muito contribuíram para que todos os participantes saíssem do evento satisfeitos e recompensados. Além das oficinas, também agradecemos às pessoas que voluntariamente promoveram atividades lúdicas para o divertimento de nossas crianças permitindo aos pais participar despreocupadamente das oficinas, assim como a realização de exames laboratoriais gratuitos e aferição de pressão sanguínea. Esperamos poder contar sempre com sua parceria em nossos eventos, o que nos deixou e nos deixará sempre muito honrados”.
Conscientizar e mobilizar é um grande trabalho,
PARABÉNS pessoal!
PARABÉNS pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário