segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ação & novos desafios


A Professora Lourdes, diretora da EMEIEF João Batista Celestino, de Guarapari, nos relatou o grande movimento provocado na escola com as provas finais da gincana Caminhando Juntos.

A tarefa 3 Comunicação – Concurso de reportagem - ficou na responsabilidade das Professoras Alcimara do 4º ano A e Sonia do 2º B. Foi realizado um passeio na EXPOMAR (Aquário de Guarapari)  e nos pontos turísticos da cidade. Os alunos relataram em textos e desenhos o que viram, os lugares por onde passaram, as informações recebidas dos monitores e como se sentiram. As produções foram expostas no mural da escola e fizeram parte de um concurso. A reportagem vencedora foi dos alunos Lívia e Hyan, reporteens.




A tarefa 4Talentos Escondidos -  foi desenvolvida com as turmas das Professoras Kátia Marin e Suely, 2º ano A e Pré II. Foram realizadas inscrições para cada talento a ser apresentado, de acordo com a observação dos demais professores que verificaram as aptidões dos alunos. Selecionaram cinco alunos de cada turno. Após os ensaios devidos aconteceu a apresentação onde os alunos demonstraram suas habilidades. Foi muito legal. Houve apresentação de dança – balé e sapateado, piadas, músicas (cantores), desenho e pintura, produção de texto, trabalhos manuais. Estes resultaram da ajuda da voluntária Neli, que ensinou os alunos a fazerem porta retrato em jornal e “fuxico” para enfeitá-los. Até a Diretora descobriu um talento que até então não conhecia: capacidade de fazer maquete. Pois é, “a necessidade faz a macaca pular”, brincou a Professora Lourdes.



A tarefa 6 - Arte e Cultura: Projeto de Leitura – ficou sob a responsabilidade das Professoras Kátia Silene, 1º ano A, e Alair, 5º ano. Foi confeccionada uma sacolinha com a ajuda voluntária e financeira da Pedagoga Maria dos Anjos, na qual as crianças levaram livros para casa e fizeram a reescrita deles. Houve também oficinas de trabalhos manuais, com a Neli, que por vários dias esteve trabalhando com jornais, confeccionando porta-retratos, porta-lápis, porta-trecos e com o “Fuxico”, bonecos, broches e fivelas. Os trabalhos dos alunos foram apresentados no Desfile Escolar do dia da cidade. Houve bastante envolvimento das turmas.




A Professora Lourdes destacou ainda: “É sempre muito gratificante trabalhar com o PEV. A escola fica movimentada, as pessoas da comunidade e os pais participam aumentando as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Ainda estamos buscando formar uma equipe de reporteens. Temos um grande desafio porque os alunos não estão acostumados a usar a escrita como forma de contar o que fazem ou presenciam. Mas é também um aprendizado para nós professores. Precisamos mudar nossas práticas pedagógicas e utilizar a escrita como forma de registro. E que esses registros venham a ser tornar documentos e fazer parte de nossa história.”


Que movimento legal!

PARABÉNS pessoal!

Nenhum comentário: