sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Um resgate pessoal e de cidadania


A Professora Antonia, da EMEF Constantino José Vieira, Guarapari, enviou os relatos e fotos das atividades da gincana.

A escola criou eventos para os alunos participarem de forma a conhecerem e resgatarem suas raízes e as do município no qual residem.

Através do projeto – “Resgate dos Monumentos Históricos de Guarapari”, o aluno foi levado a refletir sobre a relação histórica e cultural com o ambiente onde vive e pensa, percebendo-se como integrante e capaz de modificar e gerar mudanças de atitudes em relação ao meio e as suas principais mazelas.

De caráter interdisciplinar, o projeto foi desenvolvido na escola e outros espaços de cultura. Os alunos participaram de um tour pelos monumentos históricos da cidade. Na escola fizeram uma exposição de objetos, fotos, maquetes, comidas típicas, folclore e artesanato local.

Os tópicos de pesquisa sobre a cultura guarapariense foram: praias/ os prefeitos até o atual/ personalidades populares (Chico Tabaculê/ sorriso/ Tereza/ Rosa Tira fogo/ Lingüinha e outros/ Sr. Trajano e outros); o mercado Municipal (peixes); a Banda Lira de Ouro (Guaraquiçaba); painéis e fotos de Guarapari; artesanato local (rendas de bilro, conchas, artesanato de barro e outros); lendas e folclore popular (ilustração, Poemas, canções, contos, etc.).







O “Encontro da Família na Escola” ocorreu no dia 29 de setembro.Houve a participação efetiva da comunidade, muitos alunos e o quadro de profissionais da escola. Foi um encontro muito prazeroso!







Outro projeto desenvolvido pela escola foi a “Gincana de prevenção ao uso de drogas.” A ideia surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto.

Os objetivos foram: sensibilizar os professores para a abordagem da questão; facilitar às famílias a conversação com as crianças e com os jovens; desenvolver a espontaneidade e a autoestima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre a questão das drogas; mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta e difusão dos conhecimentos sobre drogas.

As classes envolvidas trabalharam individualmente e em grupos para pesquisas e debates. Houve a utilização intensiva do Laboratório de Informática para a execução de cartazes, murais e pesquisas. Através de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet promoveu-se a pesquisa e o debate para a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas. Os alunos usaram a Internet para comentar e conversar sobre suas descobertas com especialistas no assunto.

A gincana foi desenvolvida em duas etapas, sendo a primeira com pesquisas de campo com as atividades: entrevistas (com sargento da Polícia Militar, Membros do Conselho Tutelar e da Coordenação do Hospital); questionários; observações; conversas informais entre outras.

Na segunda etapa houve contato com pessoas diretamente ligadas à área como médicos, psiquiatras, psicólogos, ex-viciados em drogas etc. As atividades foram: pesquisas; relatórios; confecção de murais com base nas pesquisas feitas contendo informações sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e consequências maléficas à vida; palestras com questionamentos a profissionais e ex-viciados; criação e apresentação de peças teatrais; depoimentos de ex-viciados.

O resultado esperado com este projeto foi a conscientização das pessoas sobre os malefícios causados pelo abuso de drogas à vida humana e que busquem sempre formas de melhorar a sua qualidade de vida, agindo com responsabilidade, preservando a saúde.






Muito importante estas ações.
PARABÉNS PESSOAL!

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