A Professora Antonia, da EMEF Constantino José Vieira,
Guarapari, enviou os relatos e fotos das atividades da gincana.
A escola criou eventos para os alunos participarem
de forma a conhecerem e resgatarem suas raízes e as do município no qual
residem.
Através do projeto – “Resgate dos
Monumentos Históricos de Guarapari”, o aluno foi levado a refletir sobre a
relação histórica e cultural com o ambiente onde vive e pensa, percebendo-se
como integrante e capaz de modificar e gerar mudanças de atitudes em relação ao
meio e as suas principais mazelas.
De
caráter interdisciplinar, o projeto foi desenvolvido na escola e outros espaços
de cultura. Os alunos participaram de um tour pelos monumentos históricos da
cidade. Na escola fizeram uma exposição de objetos, fotos, maquetes, comidas
típicas, folclore e artesanato local.
Os
tópicos de pesquisa sobre a cultura
guarapariense foram: praias/ os prefeitos até o atual/ personalidades
populares (Chico Tabaculê/ sorriso/ Tereza/ Rosa Tira fogo/ Lingüinha e outros/
Sr. Trajano e outros); o mercado Municipal (peixes); a Banda Lira de Ouro
(Guaraquiçaba); painéis e fotos de Guarapari; artesanato local (rendas de bilro, conchas, artesanato de barro e outros); lendas e folclore popular
(ilustração, Poemas, canções, contos, etc.).
O “Encontro da Família na Escola” ocorreu no dia 29 de setembro.Houve a participação
efetiva da comunidade, muitos alunos e o quadro de profissionais da escola. Foi
um encontro muito prazeroso!
Outro
projeto desenvolvido pela escola foi a “Gincana de prevenção ao uso de drogas.”
A ideia surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de
trocar e adquirir informações sobre o assunto.
Os
objetivos foram: sensibilizar os professores para a abordagem da questão; facilitar às famílias a conversação com as crianças e com os jovens; desenvolver a espontaneidade e a autoestima dos alunos para facilitar a
comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre a questão
das drogas; mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta e difusão dos conhecimentos sobre drogas.
As
classes envolvidas trabalharam individualmente e em grupos para pesquisas e
debates. Houve a utilização intensiva do Laboratório de Informática para a
execução de cartazes, murais e pesquisas. Através de filmes, vídeos e outros
recursos tecnológicos como a Internet promoveu-se a pesquisa e o debate para a
orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas. Os
alunos usaram a Internet para comentar e conversar sobre suas descobertas com
especialistas no assunto.
A
gincana foi desenvolvida em duas etapas, sendo a primeira com pesquisas de
campo com as atividades: entrevistas (com sargento da Polícia Militar, Membros
do Conselho Tutelar e da Coordenação do Hospital); questionários; observações;
conversas informais entre outras.
Na
segunda etapa houve contato com pessoas diretamente ligadas à área como médicos,
psiquiatras, psicólogos, ex-viciados em drogas etc. As atividades foram:
pesquisas; relatórios; confecção de murais com base nas pesquisas feitas
contendo informações sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e consequências
maléficas à vida; palestras com questionamentos a profissionais e ex-viciados;
criação e apresentação de peças teatrais; depoimentos de ex-viciados.
O
resultado esperado com este projeto foi a conscientização das pessoas sobre os
malefícios causados pelo abuso de drogas à vida humana e que busquem sempre
formas de melhorar a sua qualidade de vida, agindo com responsabilidade,
preservando a saúde.
Muito
importante estas ações.
PARABÉNS
PESSOAL!
Nenhum comentário:
Postar um comentário