A Escola
Marinalva Aragão Amorim, de Guarapari, nos enviou mais alguns trabalhos
realizados com as turmas dos 4º e 5º anos. Ela desenvolveu este ano o
percurso IV.
A Professora
Célia, do 4º ano, trabalhou a Sexta
Cultural, com o tema “a escola”.
O conceito de
escola foi trabalhado na disciplina de geografia, sendo abordado também na
disciplina de português, com poemas e poesias. A função de cada funcionário
dentro da instituição foi apresentada. Foi trabalhado o tema do cuidado e preservação
da escola.
A turma foi
dividida em grupos para a apresentação. O 1° grupo apresentou a função dos
funcionários começando pela direção, orientação, supervisão, coordenação,
serventes, cozinheiras, vigias e professores. O 2° grupo apresentou o poema “A
escola”.
Para finalizar a turma apresentou a música de Toquinho “O caderno”.
Outro projeto
para o quarto ano foi o “Leitura” cujo objetivo foi mostrar para os alunos que somos todos iguais. A
proposta desse trabalho foi a confecção de um livrinho com temas que
demostrassem o respeito pelo seu próximo.
A confecção do
livrinho “Ninguém é igual a Ninguém” foi bastante produtiva e todos se
empenharam na realização das atividades.
O PROJETO DE LEITURA - LER É UM PRAZER –
que a Professora Maria Conceição Moraes desenvolveu com os alunos do 5º ano C teve
como objetivos: atingir os diferentes níveis de aprendizagens
que os alunos se encontram; despertar e incentivar o interesse pela leitura; facilitar
o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos; aproximar o aluno
do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam
manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração,
manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências
e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler; enriquecer o
vocabulário; desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e
escrever; compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma
leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua
visão de mundo; auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade
e na formação de valores próprios; trabalhar a leitura com diferentes
objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um
auditório, etc.; contribuir para formação de leitores autônomos e
competentes; propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever,
recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar.
O projeto teve duração
de março a novembro/2012.
Suas estratégias foram: definição dos direitos e deveres do
leitor; criação e organização de uma biblioteca de sala; leitura em grupo, em
sala de aula, de um livro paradidático bimestralmente; leitura dramatizada de
capítulos de um livro ou um texto; produção de cartas para os autores ou para
um amigo incentivando a leitura; produção de murais para divulgação dos livros
lidos pelos alunos (propaganda da leitura); audição de CD com diferentes
gêneros: poemas, contos, lendas, etc; leituras de gêneros como: contos, causos,
poemas, crônicas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos e outros;
exibição de filmes; visita à Biblioteca Pública; assistir a peças de teatro; pesquisa
de bibliografias de autores da Literatura Brasileira; empréstimo de livros da
Sala de Leitura; roda de leituras; propaganda da leitura (atividade oral para o
aluno expor sobre a obra que leu e recomendar ou não sua leitura aos colegas);
teatro de fantoches; leitura dramatizada; jornal falado; leitura compartilhada
(feita pela professora e pelo aluno); formação de alunos leitores; contação de
histórias de assombração por parentes e amigos; Hora do Conto, Hora da Lenda,
Momento da Poesia e outros (alunos visitarão outras turmas para fazer
leituras); Semana do Conto; jogos de
leitura; monitoramento da leitura bimestral; divulgação dos principais momentos
do projeto no blog:
www.francisprofessora.blogspot.com
Com estes estudos foram produzidos: murais, resenhas e contos de autoria dos alunos, coletânea de causos de assombração, fichas de leitura para análise dos elementos da narrativa e recomendação da leitura de livros e foi formado um grupo de Contadores de História.
www.francisprofessora.blogspot.com
Com estes estudos foram produzidos: murais, resenhas e contos de autoria dos alunos, coletânea de causos de assombração, fichas de leitura para análise dos elementos da narrativa e recomendação da leitura de livros e foi formado um grupo de Contadores de História.
Foi produzido também um portfólio onde o aluno escolhe o livro, lê, em seguida relata através da escrita, desenho e relato oral de seu aprendizado.
Após a leitura
do livro “Deu a louca na floresta”, de Robson Rocha, os alunos escreveram uma
peça teatral que resultou no tema FAMILIA + ESCOLA = EDUCAÇÃO. Esta atividade foi realizada para atender ao cronograma da escola ”SEXTA CULTURAL” e abordou os
valores e a importância da família no desenvolvimento do aluno. Foi explorada em Língua Portuguesa com a produção de textos, em Ciências e Meio
Ambiente, com as características dos animais e personagens do livro, em Artes com
a confecção de figurino que foi usado no teatro e painel.
Em Matemática a Professora Maria Conceição Moraes descreve
uma atividade muito prazerosa:
“Para atender as dificuldades dos alunos em
aprender números racionais, compreender o que é inteiro, numerador, denominador,
compreender que as frações fazem parte do seu dia a dia e também como motivação
foi realizada a seguinte sequência. Foi
pedido aos alunos que fizessem uma lista de comidas preferidas, mínimo de três,
com o objetivo de ensinar leitura e montagem de gráficos. Essa atividade foi
realizada com sucesso e aproveitando o desempenho e entusiasmo dos alunos dei
continuidade ensinando frações, com o objetivo de utilizar a pizza, comida
preferida, empatando com hambúrguer e batata frita, pra ensinar frações. Foi
elaborada uma lista com ingredientes utilizados para preparar
as pizza. Após decidir que cada
um levaria o que pudesse, incluído a professora, por sugestões dos alunos, decidimos então
dividir as tarefas, um grupo preparou a
massa, outro ralou queijo etc, e
finalmente, após a atividade realizada, revisamos todos os conteúdo que
estavam sendo trabalhados em torno da atividade.”
Leia aqui os detalhes dos projetos desenvolvidos pela Professora Maria Conceição
Os projetos são incríveis.
PARABÉNS PESSOAL!
Os projetos são incríveis.
PARABÉNS PESSOAL!
Nenhum comentário:
Postar um comentário