domingo, 9 de dezembro de 2012

Mais leitura no Percurso IV


A Escola Marinalva Aragão Amorim, de Guarapari, enviou mais alguns trabalhos realizados.

A Professora Leila Batalha Marques construiu livrinhos de receitas com o 2º ano B a partir de tecidos com figuras que recortaram.

Outra atividade foi a hora do conto. A Professora Leila leu em voz alta “O velho, o menino e o burro”. Os alunos repetiram a leitura em sala e em casa, para a família. Depois transformaram a história em teatro, com um narrador e os personagens. A música de fundo foi “Assobiar e chupar cana”, de Benito de Paula. Os 33 alunos ensaiaram por 10 dias a peça. A partir de um texto coletivo construíram um convite no quadro negro que foi copiado por todos em suas agendas para convidarem seus pais. E no dia e hora marcados apresentaram o teatro para seus pais. Foi um sucesso.





A Professora Maria Conceição Bodart trabalhou o projeto “Somos iguais ou diferentes?”.

O objetivo desse trabalho foi incentivar a inclusão e conscientizar o educando da necessidade de respeito ao outro se levando em conta a diversidade humana e a igualdade de direitos e de oportunidades educacionais e sociais para todos. A intenção foi fazer com que os alunos firmassem a convivência no contexto da diversidade humana bem como aceitassem e valorizassem a contribuição de cada um conforme suas condições pessoais.

O tema escolhido foi diversidades entre as pessoas. Tal trabalho foi desenvolvido a partir de uma gravura com diversos tipos de pessoas de diversas etnias e com deficiência física. A partir daí, foi feito um questionamento ”O que há de semelhante e de diferente entre as pessoas dessa gravura?”. 

Em Língua Portuguesa foi trabalhado o texto de Lúcia Pimentel Góes, Zé Diferente, onde foi feita uma leitura e interpretação de texto, explorando também a sua realidade do cotidiano, com resposta pessoais, possibilitando assim a opinião crítica de cada aluno.

Em História foi trabalhado o inicio da colonização no Brasil, a vinda dos africanos como escravos e as várias etnias vindas para o Brasil.

Em Geografia foi mostrado através de mapas a localização desses lugares como também os vários continentes.

Em Matemática o tema foi desenvolvido através de problemas e leitura de gráficos.

Para finalizar o projeto e com o propósito de sensibilizar os alunos e familiares para a temática inclusão, que enfatizou o respeito às diferenças e compromisso de todos, foi realizada uma exposição dos trabalhos feitos em Artes. Estes trabalhos foram elaborados e efetuados com as próprias mãos das crianças, onde eles desenharam o contorno de sua mão no caderno de desenho e em cada dedinho foi feito um trabalho artístico representando um povo e na palma da mão escrito paz , com o objetivo de mostrar que a diferença nos enriquece, assim podendo dizer que “SOMOS IGUAIS, PORÉM DIFERENTES”.






A Professora Sânia Maria Pereira de Jesus desenvolveu com o 4º ano o projeto “PLANETA TERRA”. Os objetivos foram: analisar as principais consequências do lixo jogado a céu aberto; discutir as possíveis soluções para minimizar o lançamento de lixo na natureza e incentivar o gosto pela leitura.


A partir da leitura e debate sobre os problemas causados pelo lixo e queimadas, os alunos partiram para a confecção de cartazes.

Foi trabalhada também a música “Herdeiros do futuro”, de Toquinho.

Com muito entusiasmo, dança e cartazes foram apresentados na “Sexta Cultural”.



PARABÉNS PESSOAL!

Nenhum comentário: