Dentro
do Percurso IV, a EMEF Marinalva Aragão Amorim, de Guarapari, apresentou outros projetos além dos que foram já publicados.
Um deles foi o “PETBILIDADES: PROGRAMA
DE RECICLAGEM E POSSIBILIDADES COM GARRAFAS PET”. O Professor Wallace trabalhou
com os alunos do Programa Mais Educação
do Matutino e do Vespertino visando conscientiza-los de nossa responsabilidade
com o planeta em que vivemos. Foi abordada a questão da sustentabilidade e
foram apresentadas algumas das infinitas possibilidades de trabalho, tendo como
“carro-chefe” a reciclagem a partir de garrafas Pet. Foram confeccionadas
poltronas, cortinas, lustres e assentos tipo “puff”.
A ideia é expandir o programa ao
passo que toda a escola esteja envolvida em curto espaço de tempo, pois o
desafio maior é a construção de uma sala de leitura toda feita a partir de
garrafas Pet.
A Professora Maria Bernadete nos
contou sobre as atividades desenvolvidas na Sala Multifuncional: textos
informativos; escrita e leitura de frases e palavras; rescrita de histórias;
escrita de lista de palavras; leituras diversas; desenvolvimento de técnicas de
leituras diferenciadas; cruzadinhas, ditado recortado, caça-palavras;
quebra-cabeça de rótulos; recorte e colagem de frases e pequenos textos. Foi
montado um portfólio.
O objetivo destas atividades foi dar
aos alunos oportunidades de novas aprendizagens e sociabilidades educativas.
Outra atividade realizada foi o
trabalho de forma interdisciplinar feito com o filme Uma verdade inconveniente, que denuncia o aquecimento global e suas
consequências. O Professor Ademir nos contou que no decorrer do filme pode
observar que os alunos levantavam questões sobre degradação ambiental
comparando o filme com os arredores de seus respectivos bairros, o que mostrou
que os alunos, se forem lapidados de uma maneira correta, farão diferença em um
futuro próspero.
A Professora Michelle nos relatou o
projeto English Expressions que desenvolveu com seus alunos. Seus objetivos
foram apresentar expressões em Inglês usadas no dia-a-dia, promover a interação
entre a turma, estimular a prática da pronúncia, aprimorar o vocabulário,
apresentar novas culturas e incentivar a prática da escrita de uma forma
dinâmica e criativa desenvolvendo também o lado artístico. Foi realizada a
confecção de cartazes com desenhos e expressões úteis em Inglês que foram
expostos no mural da escola. O resultado foi bastante satisfatório, pois as
atividades conscientizaram todos da importância de aprender outro idioma.
A Gincana de conhecimento foi outro trabalho desenvolvido por
professores de todas as disciplinas, onde foram feitas várias perguntas de cada
conteúdo ensinado para todas as turmas da escola.
A Professora Patricia, de Arte,
trabalhou o teatro com a turma do 8º ano. Eles encenaram A Lenda do Beija-flor, cuja história se passa entre um índio e uma
índia de tribos rivais, que se apaixonam e tentam permanecer num âmbito de amor
proibido, onde a índia engravida e é descoberta gerando uma consequência
lendária, pois ambos receberam um feitiço: ela sendo transformada em uma flor e
ele num beija-flor. Trazendo a questão sexo para a realidade de hoje eles
debateram quais os métodos preventivos poderiam ser utilizados, já que, na
lenda, a índia foi penalizada em ser transformada numa flor, e hoje, as mulheres em geral quando engravidam, têm que assumir uma vida de mãe solteira, muitas
vezes abandonando os estudos e até começando a trabalhar informalmente para
obter algum ganho para sustentar o filho. Abordando este assunto, a professora
trouxe revistas e folhetos informativos. No debate foram expostas ideias tais
como a importância de se prevenir a uma gravidez indesejável e as doenças
sexualmente transmissíveis, a interrupção do percurso normal da vida de uma
adolescente ou um adolescente, trocando a rotina de escola e estudos por uma
contrária a essa etc.
A professora pediu que os alunos desenhassem
expressando qual aprendizado obtiveram do conteúdo. As imagens foram expostas e para concluir fizeram cartazes e frases que enfatizaram o aprendizado no tema
proposto.
A Professora Patrícia trabalhou
também a música Epitáfio, dos Titãs com os objetivos de ser um meio de reflexão
e desenvolvimento, estimular a percepção do conteúdo/ letra e não apenas o
toque/ ritmo musical além de incentivar trabalhos em grupo e
organização de ideias. Após uma série de atividades como debates e formas de
expressão diversas o trabalho resultou em um livro “Eu devia ter amado mais”.
Parabéns
pelos trabalhos, pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário