segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Parte III - Escola Marinalva




Dentro do Percurso IV, a EMEF Marinalva Aragão Amorim, de Guarapari, apresentou outros projetos além dos que foram já publicados.


Um deles foi o “PETBILIDADES: PROGRAMA DE RECICLAGEM E POSSIBILIDADES COM GARRAFAS PET”. O Professor Wallace trabalhou com os alunos do Programa Mais Educação do Matutino e do Vespertino visando conscientiza-los de nossa responsabilidade com o planeta em que vivemos. Foi abordada a questão da sustentabilidade e foram apresentadas algumas das infinitas possibilidades de trabalho, tendo como “carro-chefe” a reciclagem a partir de garrafas Pet. Foram confeccionadas poltronas, cortinas, lustres e assentos tipo “puff”.

A ideia é expandir o programa ao passo que toda a escola esteja envolvida em curto espaço de tempo, pois o desafio maior é a construção de uma sala de leitura toda feita a partir de garrafas Pet.




A Professora Maria Bernadete nos contou sobre as atividades desenvolvidas na Sala Multifuncional: textos informativos; escrita e leitura de frases e palavras; rescrita de histórias; escrita de lista de palavras; leituras diversas; desenvolvimento de técnicas de leituras diferenciadas; cruzadinhas, ditado recortado, caça-palavras; quebra-cabeça de rótulos; recorte e colagem de frases e pequenos textos. Foi montado um portfólio.

O objetivo destas atividades foi dar aos alunos oportunidades de novas aprendizagens e sociabilidades educativas.


Outra atividade realizada foi o trabalho de forma interdisciplinar feito com o filme Uma verdade inconveniente, que denuncia o aquecimento global e suas consequências. O Professor Ademir nos contou que no decorrer do filme pode observar que os alunos levantavam questões sobre degradação ambiental comparando o filme com os arredores de seus respectivos bairros, o que mostrou que os alunos, se forem lapidados de uma maneira correta, farão diferença em um futuro próspero.
  


A Professora Michelle nos relatou o projeto English Expressions que desenvolveu com seus alunos. Seus objetivos foram apresentar expressões em Inglês usadas no dia-a-dia, promover a interação entre a turma, estimular a prática da pronúncia, aprimorar o vocabulário, apresentar novas culturas e incentivar a prática da escrita de uma forma dinâmica e criativa desenvolvendo também o lado artístico. Foi realizada a confecção de cartazes com desenhos e expressões úteis em Inglês que foram expostos no mural da escola. O resultado foi bastante satisfatório, pois as atividades conscientizaram todos da importância de aprender outro idioma.



A Gincana de conhecimento foi outro trabalho desenvolvido por professores de todas as disciplinas, onde foram feitas várias perguntas de cada conteúdo ensinado para todas as turmas da escola.

A Professora Patricia, de Arte, trabalhou o teatro com a turma do 8º ano. Eles encenaram A Lenda do Beija-flor, cuja história se passa entre um índio e uma índia de tribos rivais, que se apaixonam e tentam permanecer num âmbito de amor proibido, onde a índia engravida e é descoberta gerando uma consequência lendária, pois ambos receberam um feitiço: ela sendo transformada em uma flor e ele num beija-flor. Trazendo a questão sexo para a realidade de hoje eles debateram quais os métodos preventivos poderiam ser utilizados, já que, na lenda, a índia foi penalizada em ser transformada numa flor, e hoje, as mulheres em geral quando engravidam, têm que assumir uma vida de mãe solteira, muitas vezes abandonando os estudos e até começando a trabalhar informalmente para obter algum ganho para sustentar o filho. Abordando este assunto, a professora trouxe revistas e folhetos informativos. No debate foram expostas ideias tais como a importância de se prevenir a uma gravidez indesejável e as doenças sexualmente transmissíveis, a interrupção do percurso normal da vida de uma adolescente ou um adolescente, trocando a rotina de escola e estudos por uma contrária a essa etc.
A professora pediu que os alunos desenhassem expressando qual aprendizado obtiveram do conteúdo. As imagens foram expostas e para concluir fizeram cartazes e frases que enfatizaram o aprendizado no tema proposto.
           


A Professora Patrícia trabalhou também a música Epitáfio, dos Titãs com os objetivos de ser um meio de reflexão e desenvolvimento, estimular a percepção do conteúdo/ letra e não apenas o toque/ ritmo musical além de incentivar trabalhos em grupo e organização de ideias. Após uma série de atividades como debates e formas de expressão diversas o trabalho resultou em um livro “Eu devia ter amado mais”.





Parabéns pelos trabalhos, pessoal!

Nenhum comentário: