A
equipe gestora da E.E. Ayrton Senna da Silva, de São Bernardo do Campo, nos
enviou o relato das atividades realizadas junto ao PEV.
Em 15
de Agosto foi realizado o Dia temático: O VALOR DA LEITURA - O LIVRO MAIS IMPORTANTE DA MINHA VIDA.
A
diretora Patrícia e sua equipe nos contou que os alunos puderam vivenciar um
dia totalmente voltado às atividades ligadas à leitura. Foram envolvidas todas
as séries, de forma que os alunos dos 11 aos 18 anos se mobilizaram em torno do
livro.
Os
professores de todas as disciplinas falaram sobre a importância da leitura na
vida das pessoas, e como esta se faz presente em um simples gesto: no caminhar
nas ruas, em interpretações matemáticas etc.
Os
alunos tiveram a liberdade de visitar a biblioteca e manusear os livros. A eles
foi solicitado escolher um título entre os tantos encontrados na
biblioteca e ler com os colegas, fazendo comentários com relação à linguagem e
sentimentos que a leitura lhes proporcionou.
Foi
feita uma pesquisa entre os alunos, professores e funcionários da Unidade
escolar com a pergunta: Qual o livro de sua vida?
Curiosamente
o título que mais foi citado, tanto entre professores, funcionários e alunos
foi “O Pequeno Príncipe”. Os alunos mais
jovens citaram “Branca de Neve” e grande parte não sabia o título, mas disseram
gostar de livros de terror.
Foi
um dia muito produtivo e participativo por parte de todos os alunos e
professores.
As
atividades foram muito variadas como por exemplo cartazes com frases sobre a
importância da leitura na vida das pessoas. Estes foram distribuídos pelo pátio
e pelos quadros de aviso, inclusive o da secretaria onde se costuma fixar
apenas avisos e atividades dos alunos. Espera-se que quando uma pessoa por
alguma razão visitar a escola aprecie o trabalho realizado.
Outras
atividades foram a confecção de marcadores de página com material EVA, colagem
de figuras adesivas e pinturas para decoração.
Alguns
professores levaram seus alunos para o pátio para lerem seus livros, dando um
novo significado ao ambiente que costuma ser sinônimo apenas de diversão e
relaxamento.
Confeccionaram
também livros com capa de cartolina, decoração e títulos mais variados. Escreveram
sobre as leituras efetuadas, como uma reescrita das partes que lhe foram mais
marcantes. O importante desta atividade é que os alunos usaram de coerência na
reescrita e suas histórias foram marcadas por coesão e coerência.
Foi
trabalhado a Onomatopéia com algumas classes.
A
equipe gestora percebeu a necessidade de diversificar as atividades e usar os
ambientes escolares muitas vezes pouco explorados. Ficou claro também que os
conteúdos escolares que tanto afligem os educadores podem sim, serem transmitidos,
de uma maneira inusitada e muito bem aproveitados pelos alunos.
A tarefa 2 – As
praças – foi realizada em 08 de outubro de
2012, quando os alunos da 5ª série C, realizaram um ato de cidadania e revitalizaram
a praça. Eles cuidaram da manutenção do jardim, do canteiro da praça da cidade
e coletaram papeis que estavam no jardim, com a ajuda do professor André Valmir
Leite, de Geografia.
Os alunos da 5ª serie B realizaram um breve histórico sobre as
alterações ocorridas no bairro. Eles coletaram informações de seus parentes e
moradores antigos do bairro. Depois dessa coleta de informações iniciaram a
maquete, cena montada com figuras em três dimensões que foram feitas utilizando
brinquedos de plásticos, material reciclável, espuma, pedrinhas e sucatas. A
maquete foi realizada à medida que a história se desenvolveu, com ajuda do
professor de Geografia André Valmir
Leite.
.
Valeu pessoal,
PARABÉNS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário