quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A alegria em redescobrir espaços



A equipe gestora da E.E. Ayrton Senna da Silva, de São Bernardo do Campo, nos enviou o relato das atividades realizadas junto ao PEV.

Em 15 de Agosto foi realizado o Dia temático:  O VALOR DA LEITURA -  O LIVRO MAIS IMPORTANTE DA MINHA VIDA.

A diretora Patrícia e sua equipe nos contou que os alunos puderam vivenciar um dia totalmente voltado às atividades ligadas à leitura. Foram envolvidas todas as séries, de forma que os alunos dos 11 aos 18 anos se mobilizaram em torno do livro.

Os professores de todas as disciplinas falaram sobre a importância da leitura na vida das pessoas, e como esta se faz presente em um simples gesto: no caminhar nas ruas, em interpretações matemáticas etc.

Os alunos tiveram a liberdade de visitar a biblioteca e manusear os livros. A eles foi solicitado escolher um título entre os tantos encontrados na biblioteca e ler com os colegas, fazendo comentários com relação à linguagem e sentimentos que a leitura lhes proporcionou.

Foi feita uma pesquisa entre os alunos, professores e funcionários da Unidade escolar com a pergunta: Qual o livro de sua vida?

Curiosamente o título que mais foi citado, tanto entre professores, funcionários e alunos foi “O Pequeno Príncipe”.  Os alunos mais jovens citaram “Branca de Neve” e grande parte não sabia o título, mas disseram gostar de livros de terror.

Foi um dia muito produtivo e participativo por parte de todos os alunos e professores.

As atividades foram muito variadas como por exemplo cartazes com frases sobre a importância da leitura na vida das pessoas. Estes foram distribuídos pelo pátio e pelos quadros de aviso, inclusive o da secretaria onde se costuma fixar apenas avisos e atividades dos alunos. Espera-se que quando uma pessoa por alguma razão visitar a escola aprecie o trabalho realizado.

Outras atividades foram a confecção de marcadores de página com material EVA, colagem de figuras adesivas e pinturas para decoração.

Alguns professores levaram seus alunos para o pátio para lerem seus livros, dando um novo significado ao ambiente que costuma ser sinônimo apenas de diversão e relaxamento.

Confeccionaram também livros com capa de cartolina, decoração e títulos mais variados. Escreveram sobre as leituras efetuadas, como uma reescrita das partes que lhe foram mais marcantes. O importante desta atividade é que os alunos usaram de coerência na reescrita e suas histórias foram marcadas por coesão e coerência.

Foi trabalhado a Onomatopéia com algumas classes.

A equipe gestora percebeu a necessidade de diversificar as atividades e usar os ambientes escolares muitas vezes pouco explorados. Ficou claro também que os conteúdos escolares que tanto afligem os educadores podem sim, serem transmitidos, de uma maneira inusitada e muito bem aproveitados pelos alunos.




A tarefa 2 – As praças – foi realizada em 08 de outubro de 2012, quando os alunos da 5ª série C, realizaram um ato de cidadania e revitalizaram a praça. Eles cuidaram da manutenção do jardim, do canteiro da praça da cidade e coletaram papeis que estavam no jardim, com a ajuda do professor André Valmir Leite, de Geografia.           



Os alunos da 5ª serie B realizaram um breve histórico sobre as alterações ocorridas no bairro. Eles coletaram informações de seus parentes e moradores antigos do bairro. Depois dessa coleta de informações iniciaram a maquete, cena montada com figuras em três dimensões que foram feitas utilizando brinquedos de plásticos, material reciclável, espuma, pedrinhas e sucatas. A maquete foi realizada à medida que a história se desenvolveu, com ajuda do professor  de Geografia André Valmir Leite.
        
.


Valeu pessoal,
PARABÉNS!

Nenhum comentário: