A Professora Valéria, da EMEF Jorge
Darcy Ribeiro, de Guarapari, ES, nos enviou os registros das tarefas da gincana.
A escola se encontra no percurso III e desenvolveu os cinco temas propostos
para as provas: cultura de paz, comunicação, sucesso na escola, voluntariado,
arte e cultura.
Na tarefa 2, Cultura de Paz, o projeto teve como
finalidade esclarecer aos alunos e pais o termo Bullying e suas consequências
a fim de reduzir a incidência de comportamentos agressivos.
Foram trabalhados em sala de aula
textos, ilustrações, contos e história recontada, além de palestras e
apresentações sobre o tema.
Para os alunos do 1º e 2º ano
houve a apresentação de slides da história O Patinho Azul.
O encerramento do projeto foi
realizado através de um evento que iniciou no turno vespertino e terminou no
noturno tendo a participação de todos os integrantes dos três turnos.
Na tarefa 3, o tema Comunicação: Concurso de reportagens,
mais do que matérias jornalísticas, os
alunos apresentaram um show!
Após as férias de julho foi programado um
concurso de ritmos. A comunidade escolar se mobilizou para fazer um
evento de ritmos de todos os tempos, com apresentação de danças, das regiões,
países, religiões, décadas etc. Os alunos se organizaram a pesquisar os ritmos,
entrevistaram professores, diretores, coordenadores e toda a comunidade escolar
para falarem um pouco sobre os ritmos de música que conheciam.
Após a pesquisa foi elaborada uma
apresentação para a comunidade escolar de danças de vários ritmos. A
apresentação foi um sucesso de público, pois mesmo com a imensa chuva os alunos,
pais e integrantes da comunidade local foram chegando e o evento que se pensava
acabar cedo, foi até à noite.
Na tarefa 4 - Sucesso na escola: os talentos escondidos – a busca pelo talento dos alunos, professores e outros profissionais da escola. Isto
aconteceu no Projeto Monteiro Lobato na Escola que propiciou um maior engajamento do letramento como
possibilidade do uso da linguagem no cotidiano escolar e valorização da literatura
infantil brasileira. Resgatou-se a história do Sítio do Picapau Amarelo, seus personagens e a vida de seu
autor.
Cada
série participou de uma história do Sítio
com um dos personagens marcantes:
1º Ano (CUCA) – representada por uma aluna do 1º ano, realizou-se uma apresentação dos animais que existem nos sítios da região.
2º ano (EMÍLIA) – uma aluna se vestiu de Emília e dançou no auditório da escola para todos os alunos do 2º ano assistirem.
3º ano (Dona Benta) – a secretária da escola se caracterizou na personagem e contou a história da Dona Benta para os alunos.
1º Ano (CUCA) – representada por uma aluna do 1º ano, realizou-se uma apresentação dos animais que existem nos sítios da região.
2º ano (EMÍLIA) – uma aluna se vestiu de Emília e dançou no auditório da escola para todos os alunos do 2º ano assistirem.
3º ano (Dona Benta) – a secretária da escola se caracterizou na personagem e contou a história da Dona Benta para os alunos.
4º ano
(Tia Anastácia) – uma das serventes se vestiu de tia Anastácia e ensinou
os alunos a fazerem bolo. No outro dia, como os alunos do 4º ano estavam
trabalhando receitas, uma aluna também se vestiu da personagem e fez
bolinhos de chuva para os colegas.
5º ano
(Visconde) – o monitor do Programa Mais
Educação aceitou a proposta de interpretar o personagem e contou
histórias da vida e dos livros de Monteiro Lobato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário