quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O Percurso IV na EMEIEF JOÃO BATISTA CELESTINO




A Professora Maria de Lourdes Mantovanelli, diretora da EMEIEF João Batista Celestino, de Guarapari, nos enviou os levantamentos de dados e as primeiras ações da escola sugeridas na tarefa interna do Percurso IV da Gincana Caminhando Juntos.

Neste percurso, nossa gincana propõe um olhar para os índices de avaliação escolar e intervenções sobre eles com a participação de educadores familiares e comunitários (tarefa interna), bem como uma interação com escolas que se encontram nos outros percursos da gincana (tarefa externa).

A tarefa interna consiste em:

1-    Conhecer os indicadores de sua escola Saresp/IDEB.
2-    Planejar 03 ações com potencial para melhorar os indicadores considerando Linguagem, Matemática, Ciências.
3-    Promover inclusão de educadores, familiares e comunidade nas ações planejadas.
4-    Realizar atividades esportivas pais e filhos no formato de campeonato articulado com as ações para melhoria de indicadores.
5-    Manter rádio digital e blog escolar com narrativa esportiva de reporteens para as ações de melhoria dos indicadores e para atividades esportivas.
6-    Analisar os avanços obtidos em aprendizagem, comunicação e participação da comunidade educativa.
7-    Relatar as seis etapas anteriores.

A escola João Batista Celestino nos enviou os Índices de Desenvolvimento da Educação 2009 e suas metas:





As ações elaboradas pela escola:

·                    Implantar um programa de acompanhamento especial para estudantes com dificuldade de aprendizagem. Montar continhos de leitura em sala de aula;
·                    Implantar Projeto de leitura envolvendo alunos e familiares;
·                    Implantar projeto de reforço escolar para alunos de 1º ao 5º ano, com ênfase na disciplina de Língua Portuguesa;
·                    Programar Projeto de reforço escolar para alunos de 1º ao 5º ano com ênfase na Área de Matemática;
·                    Implantar Projeto Meio Ambiente para alunos de 1º ao 5º ano;
·                    Montar a biblioteca da escola.

As primeiras ações desenvolvidas foram:

1 – Projeto de Leitura – envolve todas as turmas, ou seja, do Pré II ao 5º ano. Neste Projeto, as crianças levam o livro de literatura infantil e infanto-juvenil para casa, fazem a leitura e reescrita em família. Quando todos acabam de ler montam um mural com os trabalhos realizados por turma.

2-  Matemática - envolve a matemática do cotidiano, tais como: supermercado, feiras, jogos, dentre outros.

Jogos envolvendo, professores, pais e filhos







3 – Ciências - atividades envolvendo palestras:

Material reciclável - Voluntária Neli




Palestra sobre higiene e saúde - Drª Danielli - Dentista








Grande largada, parabéns pessoal!


Nenhum comentário: