Para darmos início à gincana "Caminhando Juntos" é
preciso ter muita clareza quanto aos seus eixos norteadores.
“A alegria é a prova dos nove”
(Oswald de Andrade, Manifesto Antropofágico)
Essa é uma das grandes qualidades do povo brasileiro. É o que queremos redescobrir para ajudar a transformar a Escola à imagem e semelhança de seu povo.
Para isso é que os eixos norteadores da gincana vêm buscar os saberes de toda a comunidade escolar. Estes, muitas vezes esquecidos ou perdidos, permitem a reafirmação da identidade da comunidade e seu costume diário. Fazer a interação entre os conhecimentos da escola junto ao da comunidade é uma maneira de se manter viva as memórias e costumes que fazem parte da identificação de uma sociedade. A riqueza presente nos hábitos diários das famílias e, conseqüentemente das comunidades, identifica e auxilia na manutenção dos comportamentos que as definem.
Permitir as comunidades o reconhecimento da sua cultura e de seus costumes como riqueza particular de seu povo é usar os seus saberes a favor de todos. Respeitar a dinâmica própria local, desenvolver ações que garantam a vitalidade de cada grupo e de cada cultura é promover seu protagonismo e sua autonomia.
Aliado aos parceiros a gincana visa potencializar
ações já desenvolvidas pela escola de forma a adquirir instrumentos mais
estáveis para articular suas atividades e valorizar a cultura familiar. As tarefas dos diferentes percursos são caminhos que aproximam os familiares da escola.
Nesta
perspectiva nossos eixos norteadores são:
Eixo norteador 1
Reconhecimento
de riquezas existentes na escola e no entorno
Promoção da autonomia e articulação local e regional com parceiros
Promoção da autonomia e articulação local e regional com parceiros
Eixo norteador 2
Desafios
de qualidade da educação.
Participação
voluntária
Protagonismo Juvenil
A
gincana está começando. Esperamos vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário