Em continuidade às ações da tarefa interna no Percurso IV temos ainda vários relatos dos professores.
A Professora Lázara, de Língua Portuguesa nos contou sobre o Projeto Campeonato de Poesias dentro do tema “GUARAPARI, GRANDES POETAS NASCEM AQUI”, em comemoração às festividades do aniversário da cidade. Todos os alunos participaram escrevendo poesias. Eles demonstraram seus dotes artísticos enquanto exaltavam a beleza do lugar e o rico potencial dos poetas nativos. O material entregue passou por uma seleção, no entanto, ficou decidido que todos os poemas seriam contemplados para participarem de uma coletânea, reunida em um livro, posteriormente editado, inclusive com direito a autógrafos.
Ainda no mesmo tema, a Professora Libânia, de Língua Portuguesa, apresentou o Projeto Aprendiz de Poeta, onde os alunos fizeram pesquisas e descobriram que Guaraparim, como era conhecida no passado, já teve vários escritores, músicos, artistas e poetas. A professora nos lembrou que eles muitas vezes ficam esquecidos e desvalorizados dando lugar a outros municípios no reconhecimento de seus trabalhos e sua cultura. Assim, muito importante é incentivar esse aprendizado. Os alunos precisam aprender a gostar de ler e ter um novo olhar para o futuro, quebrando barreiras, buscando seu próprio interesse, e descobrindo algo que concretize o seu potencial na vida cotidiana. O papel como educador é oferecer oportunidade para que o aluno tenha bom desempenho na escrita e na leitura de forma lúdica e com isso descobrir os talentos que estão adormecidos em cada um, promovendo a integração dos alunos através da poesia.
Outro trabalho foi a apresentação teatral “O AUTO DA COMPADECIDA” pela turma do 9º ano B e que ocorreu na Semana Cultural. Muitos alunos já tinham visto a conhecida peça pela TV. Ficaram empolgados. A primeira providência foi passar o filme. Foi comentado pela professora Lázara, que explicou o que era um auto, sua origem e finalidade. Ela deu um resumo da peça para os alunos e a partir deste, com os personagens definidos, foi escolhido o elenco em comum acordo. Houve vários ensaios. No dia 06 de setembro, às 16 horas, o grupo apresentou a peça para os alunos e professores da escola. Todos gostaram!
A Professora Lázara nos contou que ficou emocionada e feliz pela apresentação. Ela percebeu que o espírito de colaboração estava muito evidente no desempenho de cada um dos elementos do grupo e que a vivência daquele momento cultural possibilitou muita alegria e prazer para todos.
No projeto Matemática Todo Dia, a Professora Nivea trabalhou o conteúdo de número decimal, proporcionando o entendimento da prática da matemática no dia a dia. Esse trabalho terá a culminância em uma apresentação de um “supermercado” criado pelos alunos.
PARABÉNS pessoal!
(continuamos no próximo post)