segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Outras ações - Parte II - Escola Marinalva

Em continuidade às ações da tarefa interna no Percurso IV temos ainda vários relatos dos professores. 

A Professora Lázara, de Língua Portuguesa nos contou sobre o Projeto Campeonato de Poesias dentro do tema “GUARAPARI, GRANDES POETAS NASCEM AQUI”, em comemoração às festividades do aniversário da cidade. Todos os alunos participaram escrevendo poesias. Eles demonstraram seus dotes artísticos enquanto exaltavam a beleza do lugar e o rico potencial dos poetas nativos. O material entregue passou por uma seleção, no entanto, ficou decidido que todos os poemas seriam contemplados para participarem de uma coletânea, reunida em um livro, posteriormente editado, inclusive com direito a autógrafos. 

Ainda no mesmo tema, a Professora Libânia, de Língua Portuguesa, apresentou o Projeto Aprendiz de Poeta, onde os alunos fizeram pesquisas e descobriram que Guaraparim, como era conhecida no passado, já teve vários escritores, músicos, artistas e poetas. A professora nos lembrou que eles muitas vezes ficam esquecidos e desvalorizados dando lugar a outros municípios no reconhecimento de seus trabalhos e sua cultura. Assim, muito importante é incentivar esse aprendizado. Os alunos precisam aprender a gostar de ler e ter um novo olhar para o futuro, quebrando barreiras, buscando seu próprio interesse, e descobrindo algo que concretize o seu potencial na vida cotidiana. O papel como educador é oferecer oportunidade para que o aluno tenha bom desempenho na escrita e na leitura de forma lúdica e com isso descobrir os talentos que estão adormecidos em cada um, promovendo a integração dos alunos através da poesia.

 


Outro trabalho foi a apresentação teatral “O AUTO DA COMPADECIDA” pela turma do 9º ano B e que ocorreu na Semana Cultural. Muitos alunos já tinham visto a conhecida peça pela TV. Ficaram empolgados. A primeira providência foi passar o filme. Foi comentado pela professora Lázara, que explicou o que era um auto, sua origem e finalidade. Ela deu um resumo da peça para os alunos e a partir deste, com os personagens definidos, foi escolhido o elenco em comum acordo. Houve vários ensaios. No dia 06 de setembro, às 16 horas, o grupo apresentou a peça para os alunos e professores da escola. Todos gostaram!  

A Professora Lázara nos contou que ficou emocionada e feliz pela apresentação. Ela percebeu que o espírito de colaboração estava muito evidente no desempenho de cada um dos elementos do grupo e que a vivência daquele momento cultural possibilitou muita alegria e prazer para todos.

   

 No projeto Matemática Todo Dia, a Professora Nivea trabalhou o conteúdo de número decimal, proporcionando o entendimento da prática da matemática no dia a dia. Esse trabalho terá a culminância em uma apresentação de um “supermercado” criado pelos alunos. 

 PARABÉNS pessoal!
 (continuamos no próximo post)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Percurso IV na Escola Marinalva


A EMEF Marinalva Aragão Amorim, de Guarapari, nos enviou as ações realizadas no percurso IV da gincana. Estas ações vêm com um potencial para melhorar os indicadores, conforme o proposto na tarefa interna deste percurso. A escola nos apresentou não apenas três ações considerando Linguagem, Matemática e Ciências, mas muitas outras e em diversas áreas. Vários professores nos enviaram seus relatos, os quais publicaremos de forma resumida nesta e em outras postagens nas próximas semanas.

Um dos temas trabalhados foi a Educação Sexual. Devido ao crescimento de adolescentes grávidas e doenças sexualmente transmissíveis, a Secretaria da Saúde reuniu os professores da Escola Marinalva e deu palestra sobre os riscos de uma relação sexual na adolescência.

Em parceria com a Secretaria de Educação de Guarapari foram realizadas atividades pelos professores de diversas áreas. A Professora Janeide,  de História,  desenvolveu com os alunos do 6º Anos, uma pesquisa na sala de informática sobre a História da Sexualidade. Ela lançou questões para pesquisa e reflexão: porque as adolescentes estão iniciando uma relação sexual precocemente; quais são os métodos contraceptivos que existem; porque muitos adolescentes mesmo conhecendo alguns métodos contraceptivos não o utilizam; quais são as doenças sexualmente transmissíveis; o despreparo das adolescentes para uma gravidez.

Na segunda atividade juntamente com os demais professores dos 6º Anos as turmas foram assistir ao filme: “Aos Treze” no auditório.

O filme é inspirado em fatos reais decorrentes do comportamento e da vida pessoal de duas adolescentes. Aos Treze nos apresenta uma grande transformação de uma adolescente de treze anos, que no início é uma menina que brinca de boneca, que não tem amigas descoladas, que não sabe se produzir e que é uma excelente aluna, para uma adolescente que experimenta tudo o que é possível, que entra na vida de adulto precocemente, vivendo em uma tormenta de sentimentos.
Aos treze nos leva a uma profunda reflexão sobre esta fase da vida onde se evidenciam muitos conflitos sobre a existência pessoal, bem como um desejo de “saber os porquês” e ser aceito a qualquer custo por aqueles grupos sociais que nem sempre representam segurança, e que no final das contas, o afeto estabelecido com a família é fundamental para que as novas experiências sejam vividas com superação, mesmo depois das dificuldades.

A Professora Janeide nos relata que o objetivo de ter passado esse filme foi ter mostrado que a vida é feita de escolhas: boas e ruins só depende de cada um saber fazer a melhor escolha. 

A partir da observação do filme, os alunos fizeram um resumo valendo nota, destacando o que é uma adolescente a andar pelo mundo das drogas. Levantaram questões que toda a família sofre com essa escolha errada.

Os professores observaram que os alunos ficaram bastante interessados no filme e esta história os fizeram pensar nas facilidades do mundo de hoje, muitas vezes  um caminho sem volta.



O filme também foi trabalhado com as turmas dos outros anos pelos professores Jose Mauro, de Língua Portuguesa, Nivea, de Matemática e Gustavo, de História. Eles nos contam que após o filme e a leitura de alguns relatos feitos pelos alunos, foi realizada uma “mesa redonda” e debatidas as questões como a relação da Tracy com a mãe, sua mudança de comportamento na escola, uso de drogas e as relações sexuais que começou a ter.

Definidos os pontos de vista, cada aluno escreveu um texto com exemplos de seu cotidiano. O paralelo “filme x realidade”, colocado diante dos colegas de turma, oportunizou o momento de alerta para o comportamento imaturo e precoce da sexualidade na adolescência e ainda abriu-se a questão para o uso dos contraceptivos.

Em outro momento a turma do 8º ano dramatizou o filme, mudando versões e relatando realidades vivenciadas no “mundo real” o que é bem diferente em ficção.

Os alunos da escola que assistiram ao teatro e ao filme puderam perceber que ficção e realidade são bem diferentes, nem sempre acaba com todo mundo feliz e realizado. Foi uma experiência muito gratificante para toda a comunidade escolar.




Os professores de Educação Física Juliano do 6º ano e Thiago do 7º e 9º anos trabalharam o tema gravidez na adolescência em forma de palestra e perguntas para esclarecimento de dúvidas.






PARABÉNS Escola Marinalva.
Lição imprescindível para os adolescentes!




terça-feira, 16 de outubro de 2012

Potencial para transformar




É o que nos mostra a EE Dr. Baeta Neves, de São Bernardo do Campo, com a realização de mais algumas tarefas da gincana.



A Professora Helena nos contou que a tarefa 1, Semeando o Saber, está sendo desenvolvida da seguinte maneira: todo mês eles publicam no jornalzinho da escola a participação na Gincana do PEV. Publicam as fotos  das tarefas já realizadas, motivando assim a participação dos alunos.



No dia 21/09/2012 a equipe do Fundamental II com o professor David e a professora Helena visitaram a escola EMEB Cecilia Meireles da prefeitura de São Bernardo do Campo e fizeram a apresentação das cartilhas em forma de coral e jogral. Foi um sucesso, os alunos, professores e gestores da EMEB adoraram.



Na tarefa 2, As Praças, além das árvores frutíferas que já plantaram no entorno da escola e publicamos aqui em nosso blog em agosto, eles construíram uma  horta vertical com condimentos e especiarias.

Que tal você aproveitar esta ideia da escola e construir uma horta igualzinha em sua casa?



A tarefa 4, Reversão dos papéis, foi realizada pela equipe do Ensino Médio. Uma das alunas deu uma aula aos professores, coordenadores e equipe gestora:  "Reflexão do Saresp".

Não seria esta uma pista a seguir de como mobilizar os jovens no aprimoramento dos indicadores? 




A tarefa 6, Cozinhando na Escola, foi realizada pela equipe do Fundamental II e do EJA. Esta foi uma atividade muito especial que aproximou as pessoas em torno do saber fazer e parece que tudo ficou uma delícia!




P A R A B É N S  pessoal!
Foi uma grande realização e um exemplo a seguir!



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

15 de Outubro - Dia do Professor



O educador não é o burocrata que vai à escola
como a uma repartição,
limita a sua atividade de funcionário a meia dúzia de horas diárias,
e respeita o prestígio das autoridades:
é a criatura construtora de liberdade e progresso harmoniosos, que,
vivendo no presente, está  sempre investigando o futuro,
porque é nesse futuro, povoado de promessas de vida melhor,
que o destino de seus discípulos se deverá
realizar com toda a plenitude.

Cecília Meireles





15 de outubro
Mais um ano de trabalho e amor pela Educação.
 Feliz Dia do Professor!


Uma profissão muito especial

Antonio Carlos Gomes da Costa

Todo profissional desenvolve um trabalho que tem duas dimensões: uma pessoal, que diz respeito ao seu significado na vida daquela pessoa que o exerce e, outra, social, referente à utilidade daquele trabalho para a coletividade.

Toda atividade profissional exige de quem irá exercê-la determinados requisitos técnicos como o conhecimento da área, condições pessoais para exercer tal atividade, vocação e formação contínua, além de condições morais como responsabilidade por suas ações, autenticidade no exercício dessa atividade e honestidade profissional.

A profissão de educador, devido à influência peculiar que exerce na vida de outras pessoas em fase de formação, deve ser pautada por matrizes éticas singulares.

Além dos aspectos técnicos e morais comuns a todas as profissões, o educador deve carregar, engendrado em seu ser, a coerência entre o que faz e diz, o compromisso com os fins sociais da educação, o bom senso, a atitude crítica permanente e o equilíbrio necessário para lidar com a comunidade educativa frente a situações-limite.

 (in Uma profissão muito especial – Um guia para o professor – FOC)



Parabéns Professores!
Um forte abraço a todos os  educadores participantes do PEV.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Gincana dentro de gincana


 É isso mesmo, a "Gincana do Saber" foi criada na tarefa interna da Gincana "Caminhando Juntos". A Joyce, reporteen da Escola Antonio Caputo, de São Bernardo do Campo, nos relatou. 

"Nos dias 02 e 03 de outubro a professora Hilda, acompanhada de alguns reporteens, deu início à Gincana do Saber. Eles passaram nas salas fazendo as perguntas sobre o conteúdo do bimestre. Todos os alunos se empolgaram muito e já se prontificaram a estudar mais para a próxima rodada.
      
A professora Hilda fez cinco perguntas (de Física para o período da manhã e de Arte para o período da tarde) e usando uma ampulheta marcou 40 segundos para os alunos responderem. Os alunos que sabiam a resposta levantavam a mão para responder."



Houve também a participação da Escola da Família na realização de uma das tarefas.



“Por enquanto é só, estamos muito empolgados e esperançosos de que com essas atividades o comportamento e o desempenho dos alunos melhorem”, disse a Joyce.


SUSPIROS VOLUNTÁRIOS!
Sueli Rodrigues

Ao chegar ao portão
Já se exala o aroma
vindo do interior da escola.

Chega de mansinho
formando um rastro...
de fumaça branquinha
brincando com o vento
Em forma de espiral.

Suave sensação... Sensacional!
Sentir os sonhos suspirando
suspiros de amor.
Doce encontro previsto.

Deliciosa sensação!
Crocante por fora:
Crec, crec, crec...
ao contato com os lábios...

Macio por dentro:
derrete todo
Hum!
ao contato quente da língua.

Explosão de prazer.

Ah! Sensação suspirante...
Whow! Uf!
Decorados amorosamente,
por mãos voluntárias,
trazendo encanto
ao coração da gente.

Olhares curiosos...
Atentos ao passo a passo
Que vira obra de arte.
Doce sensação de alegria.

E lá fora esperando...
Ansioso e apressado,
O menino pergunta:
Já está pronto?

Ah! Suspiros voluntários!


Que delícia pessoal. 
P A R A B É N S!


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

As lições da Escola Antonio Caputo


A E.E. Antonio Caputo está no Percurso IV da gincana. A reporteen Joyce nos relatou como foi o desenvolvimento das primeiras atividades da tarefa interna.

“Finalmente a E.E Antonio Caputo pode iniciar as tarefas do percurso IV. Depois de um início de ano conturbado e cheio de complicações, com problemas a serem resolvidos dentro e fora da escola, o corpo docente teve de se dividir para conseguir segurar a barra.  Enquanto a nossa diretora D. Eloisa comparecia a fóruns e audiências, os professores tentavam manter a escola em ordem.

Durante as reuniões de replanejamento, e sob orientação do grupo gestor da escola, iniciamos a elaboração do PAC (Plano de Ação Coletiva), que tem por objetivo buscar soluções para as maiores dificuldades enfrentadas pela nossa escola.

Conseguimos também algumas colaborações muito importantes para a nossa escola. Uma delas foi a peça teatral "Deu Nó!", com direito a palestra dos atores. Esta apresentação foi oferecida pela empresa TEGMA, nossa parceira do PEV.”



“Outras atividades foram a palestra sobre bullying, o debate organizado pelos professores e filmes cujos temas eram tolerância e solidariedade.”



“Os Reporteens passaram pelas salas do período da manhã, explicando sobre a meta do IDESP.”





A Joyce nos contou ainda que o próximo passo será a Gincana do Saber, uma competição de perguntas e respostas sobre o conteúdo do bimestre a ser realizada semanalmente. Todos os professores já se prontificaram a elaborar as perguntas.

Na reunião do Conselho de Escola a Professora Eloisa, diretora, explicou aos presentes o que é o PAC, como ele está sendo construído e convidou a todos para participarem de sua elaboração.





PAC




Ótimo percurso pessoal.

P A R A B É N S !