quinta-feira, 15 de março de 2012

PEV 2012 - NOVOS DESAFIOS

Olá pessoal, sejam todos bem-vindos ao PEV 2012!

Nossa gincana continua este ano para as escolas novas e aquelas que ainda não concluiram o percurso III. Para as escolas que já cumpriram este percurso lançamos o pós-gincana, um novo desafio junto às comunidades escolares que visa consolidar as estratégias destinadas à escala,  com ênfase na sustentabilidade.

Para que todos entendam o espírito da Gincana Caminhando Juntos vamos relembrar a nossa história:

A idéia de gincana surgiu a partir de uma experiência existente na Fundação Otacílio Coser junto a voluntários corporativos do grupo, a Gincana de Solidariedade.

A Gincana Caminhando Juntos,  seus percursos, suas tarefas, monitoramento, comunicação, avaliação e premiação estão diretamente ligadas aos conceitos definidos no ideário do programa. O Kit é a principal referência para a elaboração da Gincana e de suas tarefas em seus três percursos.
As atividades e o formato da Gincana partem de dois eixos norteadores, a saber:
Eixo norteador 1: família educadora
• Reconhecimento de riquezas existentes na comunidade escolar e no entorno;
• Mapeamento de saberes e fazeres de alunos, educadores, familiares e vizinhança.

Eixo norteador 2: protagonismo destinado à qualidade da educação

• Conhecer e enfrentar os desafios de qualidade da educação;
• Estimular a participação voluntária compromissada com a garantia do direito de aprender.
Os percursos I, II e III têm uma sequência obrigatória devido à proposta pedagógica que orienta o processo. Foram experimentados 3 percursos. Em cada percurso existe uma dimensão transversal que orienta o formato das tarefas.
No primeiro percurso, trata-se de ampliar a comunidade educativa pela inclusão dos pais e voluntários, bem como diversificar os espaços de aprendizagem, tanto dentro da escola, por exemplo a cozinha ou área externa, quanto no entorno, nas praças e espaços públicos.


No segundo percurso, existem três fases muito definidas para cada tarefa: mapear a situação, realizar a proposta de enfrentamento e apresentar resultados. Este caminho fortalece as habilidades para planejamento e promove a resiliência, pois demonstra que é possível sair do modelo do dano para o modelo do desafio, que ao reconhecer os recursos existentes, planejar e realizar as tarefas, a tendência à impotência civil é substituída pelo empoderamento de todos participantes. Registrar a superação das adversidades fortalece nos protagonistas a auto-estima e a capacidade de empreender mudanças.

No terceiro percurso são oferecidos os temas, mas quem desenvolve as tarefas são as escolas participantes do percurso. O campo transversal é a promoção da autonomia. Trata-se de estimular nos pilares e nos reporteens a apropriação da tecnologia da Caminhando Juntos para que, no futuro, continuem caminhando de modo criativo e com incremento da autonomia.

Cada escola expõe suas conquistas e conhece e reconhece seus pares. Deste modo, uma comunidade maior vai se estruturando e estimulando a colaboração entre os participantes. A perspectiva deste processo é criar uma rede de atores sociais e de organizações que aprende de modo colaborativo, altera o dinamismo da escola pública, valoriza seus resultados e estimula o protagonismo social.
Solidários

Cada tarefa realizada conta uma medida criada para o PEV – o solidário (representado por 1 solzinho). O número de solidários alcançados varia pelo grau de dificuldade da tarefa. E pode variar de cor: azul corresponde a prova executada e postada, enquanto as tarefas executadas de modo diferenciado pela criatividade, dimensão, aspecto pedagógico ou integração de familiares podem receber a cor dourada.
Dica 1

Para participar e ter bons resultados é importante conhecer o Calendário, distribuir as diferentes tarefas durante o ano e entre os vários participantes, considerando suas habilidades, interesses, vontade, o tempo e a comunicação das ações realizadas.

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