quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Entre gibis e biografias

A E.E. José Porphyrio da Paz, de São Paulo, nos enviou fotos e relatos de alguns projetos desenvolvidos.

Na campanha anti-bullying – prova 2 - todos os professores trabalharam o tema explicando o significado através de um texto que a Professora Coordenadora do Ciclo II, Toninha, debateu em HTPC, horário em que os professores se reúnem para o trabalho pedagógico. Foi montada um caixa de dúvidas anônimas e os alunos confeccionaram acrósticos sobre o tema.

No projeto de leitura – prova 6 – foram apresentados alguns projetos: o  Contando história com a professora Laurinda, 1º ano ciclo I, que contou histórias para os seus alunos mostrando o quanto é importante a leitura; eles tinham também a leitura livre em uma aula por semana. Outro projeto foi o Biografias com as professoras de português, Caroline Dias e Regiane sobre a vida de autores consagrados, cartunistas e dos próprios alunos. Estes realizaram diversos trabalhos confeccionando gibis, livros de suas vidas, cartazes sobre a obra dos autores e cartunistas. Em grupos eles apresentaram para os colegas das outras classes, o que foi bem interessante, quebrarem o bloqueio de se apresentarem para classes diferentes.

O Bichodário - Projeto de alfabetização com a utilização da Fauna Brasileira - foi desenvolvido pela professora Edvânia e seus alunos do 1º ano do ciclo I – B. Eles realizaram pesquisas, confeccionaram as fichas técnicas dos animais e fizeram a leitura de diversos gêneros textuais. O Bichodário foi elaborado através de um painel e relacionaram a fruta e animal com a letra do alfabeto; produziram livros com dobraduras e a ficha técnica foi incluída; dramatizaram o livro dos Três porquinhos na quadra.


Voluntários também participaram do trabalho da escola como o Marcos, que trabalha em uma ONG e dá palestras voltadas para o tema das drogas. Ele contou aos alunos sua trajetória como traficante que foi preso e perdeu tudo. Nessa ocasião leu o livro Capão Pecado que o estimulou a voltar a estudar e mudar de vida. Ele afirmou que mesmo morando em uma comunidade carente é possível ser um vitorioso e ter uma vida melhor.

Fotos palestra

Outros projetos desenvolvidos pela escola foram: Tempo da Escravidão até os Dias Atuais, Feira Cultural sobre Sustentabilidade, Projeto Egito , Feira das Profissões,  Orientação Sexual, gravidez na adolescência, DSTs e métodos contraceptivos, entre outros.


PARABÉNS pelo trabalho pessoal!

Nenhum comentário: