quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Palavra mágica: O b r i g a d a !


"E aprendi que se depende sempre
De tanta, muita, diferente gente
Toda pessoa sempre é as marcas
Das lições diárias de outras tantas pessoas.

E é tão bonito quando a gente entende
Que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá
E é tão bonito quando a gente sente
Que nunca está sozinho por mais que pense estar.

É tão bonito quando a gente pisa firme
Nessas linhas que estão nas palmas de nossas mãos
É tão bonito quando a gente vai à vida
Nos caminhos onde bate, bem mais forte o coração"
(Gonzaguinha, Caminhos do coração)


Obrigada por encontrar cada um de vocês e com vocês compartilhar este ano cheio de vivências, saberes e tanto carinho.
Desejamos a todos os amigos e participantes do PEV um Feliz Natal.
Que possamos estar juntos no Ano Novo e fazê-lo realmente Novo, pois ele está dentro de nós, cochilando, nos esperando para as grandes realizações!
Grande abraço
Equipe do PEV

sábado, 17 de dezembro de 2011

Encerramento do PEV/2011 em São Bernardo do Campo- SP

Aconteceu em 03 de dezembro o encontro das escolas de São Paulo para o encerramento da Gincana Caminhando Juntos e do Projeto  Minha Escola, Minha Comunidade, uma iniciativa PEV/ Fundação Otacílio Coser e Amigos da Escola/ Rádio Globo.
Foi uma festa muito alegre que mostrou o prazer em compartilhar experiências e saberes. A Escola Estadual Antonio Caputo, de São Bernardo do Campo, foi nossa anfitriã. Com muito carinho a diretora, Professora Maria Eloisa Gonçalves, agradeceu a presença de todos e relembrou o trajeto da escola com o PEV e a importância do momento de celebrar com as demais escolas o sucesso conquistado após tanto trabalho. 
A Cenise Monte Vicente, coordenadora do programa, falou das ações bem sucedidas e da importância do reporteen para o êxito do PEV. A Natalia, da Rede Globo, passou aos presentes a satisfação e a importância dos Amigos da Escola terem se unido ao projeto. Marcus Aurélio, diretor da Rádio Globo, reafirmou a grande honra de estar presente nesse projeto e acreditar que o espaço privilegiado de mudar a sociedade é a escola. Associado à diminuição das desigualdades, à distribuição adequada e justa de renda, às oportunidades para todos, o fim dos estigmas e preconceitos ele enfatizou que a estratégia fundamental para mudar para melhor a vida das pessoas é a educação. A Ana Beatriz Lorch Roth, superintendente da FOC, lembrou como começou o PEV e falou de sua missão hoje. Assista sua retrospectiva:

Estiveram presentes ao evento reafirmando a parceria com o PEV a Professora Ieda, da Oficina Pedagógica de Artes da Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo, representando a Senhora Dirigente, a Professora Suzana Oliveira, e o Adriano, da assessoria de imprensa da empresa Tegma, nossa parceira.
Reporteens, professores e seus diretores falaram da parceria com o PEV e apresentaram fotos e vídeos mostrando o trabalho de 2011 com as tarefas da gincana e seus desdobramentos. Estiveram presentes as escolas: E. E. Maria Carolina Casini Cardim (Diadema), E.E. Prof. Eusébio de Paula Marcondes (São Paulo), E.E. José Porphyrio da Paz (São Paulo), E.E. Dr. Adail Luiz Miller (SBC), E.E.Prof. Mauricio Antunes Ferraz (SBC), EMEF Professor Carlos Pasquale (São Paulo) e  E.E. Antonio Caputo, a anfitriã (SBC). Veja as fotos:
Paralelamente a estas apresentações estava rolando no pátio da escola o programa Manhã da Globo, apresentado pelo jornalista Laercio Maciel, que vai ao ar todos os sábados das 10 às 12 horas. Laercio falou sobre o PEV, entrevistou a Cenise ao vivo e colocou no ar um pedacinho do programa que os reporteens fizeram nas oficinas da Rádio Globo no primeiro semestre do ano. Ele apresentou também a matéria feita ao vivo pela repórter da Rádio Globo entrevistando a Professora Diana e o Professor Marcelo da EMEF Carlos Pasquale sobre o projeto de rádio desenvolvido pela escola.
 Laércio Maciel entrevista a Cenise
Após os momentos de descontração ouvindo o programa dos reporteens na Rádio Globo e tomar o lanche, foi realizada uma avaliação, onde todos da escola puderam falar sobre os acertos e erros, dificuldades e desafios, encaminhando sugestões para o próximo ano.
Ao final os professores e reporteens receberam certificados de participação no projeto e cada escola ganhou o kit reporteen, constituído por uma bolsa do artesanato capixaba com gravador digital e pendrive. Mais um estímulo para o trabalho do próximo ano!
Para encerramento do evento tivemos a apresentação do grupo de violões e coral da escola Antonio Caputo desenvolvido pelo Professor Francisco. Um tremendo show!


Uma grande celebração - Parabéns pessoal!


Encerramento PEV/ 2011 em Guarapari - ES


Em 01 de dezembro as escolas do PEV no Espírito Santo participaram de um momento festivo de reconhecimento e troca de experiências que foram estimuladas e produzidas durante o ano de 2011.
A Escola Marinalva Aragão Amorim, veterana do PEV no percurso III, recebeu com muito carinho as escolas, parceiros, famílias e voluntários do programa. Na abertura os participantes puderam apreciar uma performance de alunos da escola lembrando os tempos do cinema mudo e o personagem Charles Chaplin. O nosso pequeno Carlitos trouxe em cena o tema do meio ambiente e a problemática do lixo. Todos ficaram muito sensibilizados e aplaudiram o espetáculo.
A Professora Querle Lopes Rubim, diretora adjunta, agradeceu por estarmos realizando o evento na escola e manifestou seu contentamento pela parceria com o PEV, que vem se firmando a cada ano. O Professor Ricardo, mediador de informática, atuou como facilitador de todas as apresentações que se seguiram.
O evento contou com a presença da Secretária de Educação de Guarapari, a Senhora Sônia Meriguete, que deu as boas vindas a todos e reconheceu os bons frutos da parceria do PEV com as escolas.  Estavam presentes também seus assessores Marivone Lisboa, Tattiana Loss Bissa Vianna e Wendel Lima.
A Superintendente da Fundação Otacílio Coser,  Ana Beatriz Lorch Roth, agradeceu aos parceiros da comunidade educativa, as escolas, famílias e voluntários, falou do programa e suas conquistas alcançadas no ano de 2011 e das perspectivas para 2012.
A Cenise Monte Vicente, coordenadora do programa, lembrou dos saberes e fazeres vivenciados ao longo do ano por todos e destacou a importância do reporteen e sua atuação como protagonista planejando, executando, registrando e divulgando as ações do programa.
Os educadores pilares, alunos, reporteens, voluntários e parceiros contaram sobre suas experiências vivenciadas pelo programa. Mostraram através de fotos, vídeos e depoimentos muito emocionantes como aconteceram as tarefas da gincana. O evento contou com a presença de alunos, professores e o diretor(a) das escolas: EMEF Marinalva Aragão Amorim (anfitriã), EMEF Darcy Ribeiro, EMEF Constantino Jose Vieira, EMEF Professora Deolinda Lage, EMEIEF Jorge Boueri Sobrinho, EMEIEF Arlindo Gobbi, EMEIEF João Batista Celestino, EMEIEF Maria Veloso Calmon, EMEF Otacilia Borges Figueiredo, E. M. Pluridocente de E. F. Campo Grande.

Em reconhecimento às atividades desenvolvidas no programa em 2011, os reporteens e professores receberam certificados de participação e as escolas receberam pelo empenho e dedicação o Kit reporteen (bolsa de artesanato local com um gravador digital e pendrive), a ser utilizado nas atividades do programa no próximo ano.
Ao final do evento os reporteens e professores realizaram a avaliação respondendo as perguntas sobre cada ítem do programa. E para encerrar, os presentes contaram com um espetáculo de apresentação cultural da escola Deolinda Lage, de Conceição da Barra, que trouxe um grupo grande de alunos para retratar a história dos quilombolas da comunidade de Santana, originária de Quilombo, negro Rugerio, localizada na área urbana de lá, cidade ao norte do Espírito Santo.


Parabéns a todas as escolas. Foram momentos vibrantes!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Entre gibis e biografias

A E.E. José Porphyrio da Paz, de São Paulo, nos enviou fotos e relatos de alguns projetos desenvolvidos.

Na campanha anti-bullying – prova 2 - todos os professores trabalharam o tema explicando o significado através de um texto que a Professora Coordenadora do Ciclo II, Toninha, debateu em HTPC, horário em que os professores se reúnem para o trabalho pedagógico. Foi montada um caixa de dúvidas anônimas e os alunos confeccionaram acrósticos sobre o tema.

No projeto de leitura – prova 6 – foram apresentados alguns projetos: o  Contando história com a professora Laurinda, 1º ano ciclo I, que contou histórias para os seus alunos mostrando o quanto é importante a leitura; eles tinham também a leitura livre em uma aula por semana. Outro projeto foi o Biografias com as professoras de português, Caroline Dias e Regiane sobre a vida de autores consagrados, cartunistas e dos próprios alunos. Estes realizaram diversos trabalhos confeccionando gibis, livros de suas vidas, cartazes sobre a obra dos autores e cartunistas. Em grupos eles apresentaram para os colegas das outras classes, o que foi bem interessante, quebrarem o bloqueio de se apresentarem para classes diferentes.

O Bichodário - Projeto de alfabetização com a utilização da Fauna Brasileira - foi desenvolvido pela professora Edvânia e seus alunos do 1º ano do ciclo I – B. Eles realizaram pesquisas, confeccionaram as fichas técnicas dos animais e fizeram a leitura de diversos gêneros textuais. O Bichodário foi elaborado através de um painel e relacionaram a fruta e animal com a letra do alfabeto; produziram livros com dobraduras e a ficha técnica foi incluída; dramatizaram o livro dos Três porquinhos na quadra.


Voluntários também participaram do trabalho da escola como o Marcos, que trabalha em uma ONG e dá palestras voltadas para o tema das drogas. Ele contou aos alunos sua trajetória como traficante que foi preso e perdeu tudo. Nessa ocasião leu o livro Capão Pecado que o estimulou a voltar a estudar e mudar de vida. Ele afirmou que mesmo morando em uma comunidade carente é possível ser um vitorioso e ter uma vida melhor.

Fotos palestra

Outros projetos desenvolvidos pela escola foram: Tempo da Escravidão até os Dias Atuais, Feira Cultural sobre Sustentabilidade, Projeto Egito , Feira das Profissões,  Orientação Sexual, gravidez na adolescência, DSTs e métodos contraceptivos, entre outros.


PARABÉNS pelo trabalho pessoal!

Arte na Calmon

A Professora Tatiane, da EMEIEF Maria Veloso Calmon, de Guarapari, nos enviou as fotos do trabalho com o 9º ano a partir da obra de Romero Britto.


Muito lindo o mural. PARABÉNS pessoal!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Grêmio Estudantil liderou a gincana

A EMEF Professor Carlos Pasquale, de São Paulo, participou  na Gincana Caminhando Juntos sob a atuação do Grêmio Estudantil que desde o seu processo de formação os alunos tiveram uma experiência única: eleição democrática exercendo o protagonismo. Foram sete chapas com programas eleitorais o que culminou na eleição da chapa Corujinhas realizada em urna eletrônica. Veja as fotos deste processo eleitoral e de outros projetos da escola no blog:
Acompanhe também pelas fotos abaixo a prova 3 - A história coletiva:




Parabéns pessoal!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Um blog legal

A Escola Estadual Eusebio de Paula Marcondes, de São Paulo, concluiu todas as tarefas da Gincana Caminhando Juntos. As três primeiras provas foram postadas neste blog em 29 de setembro. As demais foram postadas no próprio blog da escola. Confira aqui resumidamente e lá em detalhes e com mais fotos.


A prova 4 - Reversão de Papeis - a aluna do 3º ano EJA, aceitou o desafio de dar aula para os professores no horário de HTPC (horário em que os professores se reúnem). Como nos relata o reporteen Elvis, ela teve que vir muito bem preparada para enfretar os professores indisciplinados. O tema foi acróstico.



Na prova 5 -  A sabedoria dos pais - a aluna do 3º ano do EJA e mãe de uma aluno do Ensino Médio ensinou meninos e meninas a fazerem "fuxicos" para embelezar suas  tiaras, bolsas e camisetas.

 


A prova 6 - Cozinhando na escola - foi desenvolvida com a merendeira Cleiva que ensinou  os alunos a fazerem uma torta de frango. Quer conhecer a receita e assistir essa aula? Acesse o blog da Eusebio!

A prova 7 - Nosso Plano de Ação - você poderá conferir no Jornal divulgado no blog da escola. 

A prova 8 - Nosso Projeto Educativo - as coordenadoras Regina  e Maria Cristina, reuniram-se com os pais para refletirem sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e suas implicações. Os pais também foram informados dos projetos que estavam sendo desenvolvidos pela escola esse ano: SFK, PDE, Cultura e Currículo (excursões), Amigos da Escola e a Gincana Caminhando Juntos - PEV.


A prova 9 - Saber fazer voluntário - o grupo optou por buscar possíveis voluntários não somente da comunidade do entorno, mas também entre os próprios alunos adultos do EJA -Ensino Medio. Assista as entrevistas feitas pelos reporteens: Amanda Yamaoka e Gabriel Alif.

 


Muito bacana o trabalho da escola e o blog.
Parabéns pessoal!