A Secretaria Municipal de Educação de Guarapari reuniu, no dia 11 de maio, os gestores e coordenadores que participam do PEV. O encontro foi uma oportunidade de intercâmbio entre as escolas pioneiras e aquelas que estão iniciando em nossa roda de parceiros.
Está muito claro para nós do PEV a importância dos pilares, aqueles que fazem as ações acontecerem na escola.
No início, é compreensível que as escolas tenham dúvidas sobre o que o programa pode aportar. Nada melhor do que ouvir os pilares que já passaram pelos percursos 1 e 2.
O professor Ricardo da Escola Marinalva Aragão Amorim não só relatou com entusiasmo o processo de mobilização e participação, como apresentou os registros fotográficos da experiência de 2010. A diretora Josela estava conosco e sua liderança e compromisso tem consolidado o PEV na escola. Conhece cada passo e estimula sua equipe.
A professora Tatiana da Escola Maria Veloso Calmon, participou pela primeira vez em 2010. Mas, já é uma defensora entusiasmada do PEV. Sugeriu aos colegas como iniciar e as adaptações com conteúdos e atividades.
A Escola João Batista Celestino representada pela diretora Maria de Lourdes, expôs aspectos importantes do processo e da participação das famílias.
Questionados sobre possíveis limites quanto ao desenvolvimento em escolas rurais, a professora Imaculada da Escola Campo Grande, compartilhou com o grupo de colegas as transformações realizadas. Para nós, o acesso aos computadores e à internet permitem a criança ampliar o repertório nas diferentes áreas do conhecimento.
Nesta interação com as novas mídias é fundamental a abertura e curiosidade dos professores.
Em Guarapari, contamos com pessoas fundamentais na interação com a rede de ensino, começando pela Secretária Jacinta e pela Adjunta Letícia Regina. A equipe conta com Marivone, Wendel, Cleber, Tatiana e a Luciana (coordenadora da educação do Campo). Quando um grupo apóia de modo continuo uma rede de ensino, consideramos que são os alicerces do PEV. Esta gerência de planejamentos e projetos educacionais de Guarapari tem sido uma parceira diferenciada e os resultados são a evidência deste engajamento.
Marlen, coordenadora de projetos da Fundação Otacílio Coser, junto com Letícia Regina abriram o encontro.
Letícia Regina acolheu os participantes e destacou aspectos relevantes de nossa parceria e atuação conjunta.
Marlen ressaltou a importância dos educadores e compartilhou com todos a imensa perda que tivemos com o falecimento do nosso querido Professor Antonio Carlos Gomes da Costa.
Cenise consultora do PEV, da Oficina de Idéias, relatou ao grupo aspectos do desenvolvimento do PEV, retomou a importância dos Reporteens e estimulou os pilares a trocarem entre si e buscarem ajuda no plantão pelo SKYPE: vera.pev ou pelo email: 2011pev@gmail.com.
Um comentário:
Estou muito motivada, pelo curso A Gazeta na sala de aula. E fico muito feliz pela oportunidade de mais uma vez ouvir a Cenise falar. É muito bom estar próxima de pessoas que acreditam numa melhor educação para todos. Um Grande Abraço, para Cenise e para as monitoras da A Gazeta na sala de aula.
Tatiana Rigo
Postar um comentário