quinta-feira, 24 de março de 2011

Norteadores da Gincana

“A alegria é a prova dos nove”
(Oswald de Andrade, Manifesto Antropofágico)

Essa é uma das grandes qualidades do povo brasileiro.  É o que queremos redescobrir para ajudar a transformar a Escola à imagem e semelhança de seu povo.

Para isso é que os eixos norteadores da gincana vêm buscar os saberes de toda a comunidade escolar. Estes, muitas vezes esquecidos ou perdidos, permitem a reafirmação da identidade da comunidade e seu costume diário. Fazer a interação entre os conhecimentos da escola junto ao da comunidade é uma maneira de se manter viva as memórias e costumes que fazem parte da identificação de uma sociedade. A riqueza presente nos hábitos diários das famílias e, conseqüentemente das comunidades, identifica e auxilia na manutenção dos comportamentos que as definem.

Permitir as comunidades o reconhecimento da sua cultura e de seus costumes como riqueza particular de seu povo é usar os seus saberes a favor de todos. Respeitar a dinâmica própria local, desenvolver ações que garantam a vitalidade de cada grupo e de cada cultura é promover seu protagonismo e sua autonomia.

Aliado aos parceiros a gincana visa potencializar ações já desenvolvidas pela escola de forma a adquirir instrumentos mais estáveis para articular suas atividades, dando continuidade aos seus próprios saberes para a sustentabilidade da comunidade.
 Nesta perspectiva nossos eixos norteadores são:

Eixo norteador 1

Reconhecimento de riquezas existentes na escola e no entorno
Promoção da autonomia e articulação local e regional com parceiros

Eixo norteador 2

Desafios de qualidade da educação.
Participação voluntária
Protagonismo Juvenil


A gincana está começando. Esperamos vocês!

Nenhum comentário: