“A alegria é a prova dos nove”
(Oswald de Andrade, Manifesto Antropofágico)
Essa é uma das grandes qualidades do povo brasileiro. É o que queremos redescobrir para ajudar a transformar a Escola à imagem e semelhança de seu povo.
Para isso é que os eixos norteadores da gincana vêm buscar os saberes de toda a comunidade escolar. Estes, muitas vezes esquecidos ou perdidos, permitem a reafirmação da identidade da comunidade e seu costume diário. Fazer a interação entre os conhecimentos da escola junto ao da comunidade é uma maneira de se manter viva as memórias e costumes que fazem parte da identificação de uma sociedade. A riqueza presente nos hábitos diários das famílias e, conseqüentemente das comunidades, identifica e auxilia na manutenção dos comportamentos que as definem.
Permitir as comunidades o reconhecimento da sua cultura e de seus costumes como riqueza particular de seu povo é usar os seus saberes a favor de todos. Respeitar a dinâmica própria local, desenvolver ações que garantam a vitalidade de cada grupo e de cada cultura é promover seu protagonismo e sua autonomia.
Aliado aos parceiros a gincana visa potencializar ações já desenvolvidas pela escola de forma a adquirir instrumentos mais estáveis para articular suas atividades, dando continuidade aos seus próprios saberes para a sustentabilidade da comunidade.
Nesta perspectiva nossos eixos norteadores são:
Eixo norteador 1
Reconhecimento de riquezas existentes na escola e no entorno
Promoção da autonomia e articulação local e regional com parceiros
Eixo norteador 2
Desafios de qualidade da educação.
Participação voluntária
Protagonismo Juvenil
A gincana está começando. Esperamos vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário